Elementos vitais para a resolução de conflitos

Elementos vitais para a resolução de conflitos

Se há um conflito, há também uma evidência de que há escassez do que as pessoas necessitam e desejam. Os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos, sendo um elemento importante na dinâmica de crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema

Toda experiência grupal é um conflito. Se há um conflito, há também uma evidência de que há escassez do que as pessoas necessitam e desejam.

Os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos, sendo um elemento importante na dinâmica de crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema.

É importante sabermos que não existem fórmulas e estratégias para trabalhar com os conflitos. O que se faz necessário é conhecê-los, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.

É também fundamental conhecermos a causa dos conflitos, a qual muito reside no fato das pessoas serem diferentes: percebem, sentem, pensam e agem diversamente. Em consequência disso, podem surgir divergências relacionadas a informações, conceitos, sentimentos, habilidades, valores, ideologias, crenças, dentre outros fatores. Diante disto, qualquer diferença individual pode detonar um conflito.

Quando o conflito é bem administrado, é salutar e imprescindível, pois, constitui-se no principal elemento de evolução humana. O conflito ajuda a prevenir contra a acomodação e estagnação.

Em linhas gerais, para lidar com os conflitos é importante saber comunicar, saber ouvir e saber perguntar. Neste processo, será imprescindível criar uma atmosfera afetiva, esclarecer as percepções, focalizar as necessidades individuais e também as necessidades da equipe.

Para que tal processo surta o efeito pretendido, será necessário o desenvolvimento das habilidades intrapessoal e interpessoal. A maneira de lidar com as diferenças individuais tem forte influência sobre toda a vida do grupo ou equipe, principalmente, nos processos de comunicação.

Em suma, esses elementos vitais ao processo de desenvolvimento humano, repercutirão favoravelmente nas atividades de resolução de conflitos, denotando e proporcionando maior produtividade e um clima organizacional saudável.

 Jacqueline Cerqueira

 


Fonte: Artigos Administradores / Elementos vitais para a resolução de conflitos

Os comentários estão fechados.