Empreendedorismo na crise: abrir um negócio em plena crise é uma boa ideia?

Empreendedorismo na crise: abrir um negócio em plena crise é uma boa ideia?

O artigo discute os pontos positivos e negativos de se abrir um negócio na atual situação econômica do país.

A crise econômica de 2016, que já havia sido prevista ainda em 2015, já está ai pra os céticos, para os pessimistas e para os otimistas. Não há como negar, basta acompanhar os jornais, revistas e noticiários pela TV e pela internet. Porém, isso não necessariamente significa que você deve retroceder ou que você não deve pensar em crescer, expandir ou mesmo em abrir seu negócio próprio.

É aquela velha máxima: “enquanto uns choram outros vendem lenço”. Existem muitos tipos de negócios que podem ser o “lenço” nesse caso, aqueles que crescem mesmo em tempos de crise. Um ambiente econômico que pode parecer desfavorável para a maioria pode acabar abrindo novas oportunidades de negócios.

Se formos analisar as histórias de grandes empresas e cruzarmos com os períodos de crise, com certeza iremos observar padrões de comportamento: cenários de dificuldades econômicas sempre tem sido o berço de ótimos negócios e grandes empresas.

Enquanto está todo mundo desanimado e se deixando levar pelo pessimismo e pelas dificuldades, alguns empreendedores identificam oportunidades para começar seus negócios. Momentos de incertezas podem revelar oportunidades espetaculares!

Mas é preciso estar atento para que as oportunidades sejam identificadas e preparado para que elas possam ser aproveitadas ao máximo. E como fazer isso?

– Para estar atento às oportunidades você precisa estar engajado e conhecer bem o mercado no qual deseja estar inserido, precisa conhecer as principais empresas deste segmento, o que elas estão fazendo para se destacar e como elas estão fazendo.

– Para estar preparado, é preciso mais do que simplesmente fazer um curso superior na área. Muitos acreditam que apenas a graduação resolve o problema. Não é bem por aí, temos muitos exemplos de empreendedores que ao invés de fazer um curso superior direcionaram seu tempo e investimentos para outras formas de obter o conhecimento. Você precisa analisar criticamente o mercado no qual deseja abrir o seu negócio e identificar qual é a melhor forma de se preparar, seja em conhecimentos técnicos ou de gestão do negócio. O importante é buscar este conhecimento, de uma forma ou de outra.

São em cenários desafiadores como neste em que vivemos é que você pode mostrar seu verdadeiro valor, estar motivado e ser otimista quando tudo vai bem até os medíocres conseguem.


Fonte: Artigos Administradores / Empreendedorismo na crise: abrir um negócio em plena crise é uma boa ideia?

Os comentários estão fechados.