Ensine seu corpo a falar

Ensine seu corpo a falar

Quando nos preparamos para uma iminente apresentação profissional, corretamente pensamos em que e como falar, mas sempre deixamos de preparar a linguagem corporal. Nos esquecemos que antes mesmo de articular uma única palavra nosso corpo já disse tudo. Para que você consiga se preparar de forma completa para os próximos contatos veja algumas dicas:

Quando nos preparamos para uma iminente apresentação profissional, corretamente pensamos em que e como falar, mas sempre deixamos de preparar a  linguagem corporal. Nos esquecemos que  antes mesmo de articular uma única palavra nosso corpo já disse tudo.

Somos seres completos e complexos e nos comunicamos não somente através das palavras escritas ou faladas mas principalmente pelo que não dizemos. Alguns estudos chegam a dizer que apenas 7% da comunicação se dá por meio de palavras, ficando 38% para o tom de voz e 55% para as expressões corporais. Por isso entender e usar corretamente a linguagem corporal pode ajudar a causar uma boa impressão e ficar mais próximo do sucesso profissional.

Para que você consiga se preparar de forma completa para os próximos contatos veja algumas dicas:

  1. Sorria sempre, pois o sorriso abre portas. Mais que alegria, o sorriso é uma expressão de cumprimento, é como se você desejasse boas vidas àqueles com quem se encontra. Somente é preciso ter cuidado para que o sorriso saia naturalmente, jamais forçando uma situação de interação que não existe.
  1. Controle os braços, gesticule menos. Segundo Pease (2013), se quiser causar uma boa impressão deve-se conter os gestos já que os poderosos quase não tem necessidade de se mover. Ao se manter mais discreto em relação aos gestos passa-se uma impressão de tranquilidade e segurança. Quando gesticular, que estes sejam condizentes e harmoniosos com as palavras proferidas.
  1. Cabeça erguida e contato visual com o interlocutor demonstra interesse, segurança e autoestima. Manter os olhos voltados para baixo transmite insegurança, medo e falta de autoconfiança. Cuidado especial para não dar mais atenção para o celular que para a pessoa com quem se fala, um risco que corremos nestes tempos modernos. Isto pode demonstrar falta de respeito.
  1.  Postura ereta ao sentar-se. Curva-se pode transmitir uma imagem negativa de insegurança, além de deixar a postura feia.
  1. Evite cruzar os braços ao ouvir, pois demonstra resistência ou falta de receptividade com quem fala. Relaxe os membros e mostra que você está pronto para debater ideias e trabalhar em equipe.

 

Comunicar bem é mais que pronunciar bem as palavras. É preciso utilizar todo o corpo a seu favor. O corpo fala, então que fale adequadamente.


Fonte: Artigos Administradores / Ensine seu corpo a falar

Os comentários estão fechados.