Especialistas alertam para tentativas de fraudes em grandes eventos

Especialistas alertam para tentativas de fraudes em grandes eventos

Cerca de 600 mil pessoas são esperadas no Rock in Rio. Os participantes devem se manter atentos para evitar que a diversão seja prejudicada por golpes, como a venda de ingressos falsos ou roubo de documentos, que leva à fraude de identidade

Os participantes do Rock in Rio 2015 devem se manter atentos para que certos aborrecimentos não estraguem o prazer de assistir aos artistas preferidos. Enquanto a maioria das 600 mil pessoas esperadas para os sete dias do festival está preocupada apenas em se divertir, existem golpistas de plantão aguardando uma oportunidade para agir.

“São vários os fatores que abrem precedentes para fraudadores entrarem em ação quando há uma multidão concentrada em um único foco”, lembra o superintendente do Serasa Consumidor, Julio Leandro. “Mas a desatenção com documentos, smartphones e mesmo o uso indiscriminado de internet sem fio podem ocasionar crimes como fraude de identidade”, acrescenta.

Fraude de identidade é o crime em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude do Consumidor, julho registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade, o que significa uma tentativa de fraude a cada 15,4 segundos no país. 

Para que os expectadores do Rock in Rio não engordem essas estatísticas, os especialistas da Serasa Experian prepararam algumas dicas para ajudar a afastar problemas:

1. Caso não tenha comprado seu ingresso no site oficial do evento, desconfie de ofertas de última hora ou de cambistas virtuais. Podem ser apenas golpes para ter acesso aos dados do seu cartão de crédito/débito.

2. A venda presencial de ingressos falsos também é um risco nessas ocasiões, por isso cuidado com abordagens na porta do festival.

3. Ao postar abertamente em redes sociais que estará participando do Rock in Rio você também avisa publicamente sua ausência de casa naquele dia/horário. Bandidos podem usar a informação para invasões presenciais. Cuidado: restrinja o acesso de suas postagens apenas aos amigos.

4. Só leve para o local do evento documentos pessoais e de crédito estritamente necessários.

5. Não carregue senhas escritas em papéis ou guardadas no celular.

6. Mantenha seus pertences em local seguro, junto ao corpo, dificultando furtos ou perdas. Mesmo nos momentos de descontração ou de empurra-empurra, bolsas, bolsos e mochilas precisam estar protegidos.

7. Evite utilizar internet livre disponibilizada ao público para acessar sites protegidos, como de bancos.

8. Caso tenha um documento roubado ou perdido durante o Rock in Rio, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), cadastre um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados do Serasa Consumidor.


Fonte: Notícias Administradores / Especialistas alertam para tentativas de fraudes em grandes eventos

Os comentários estão fechados.