Esqueça o Marketing: Foque Primeiro No Crescimento

Esqueça o Marketing: Foque Primeiro No Crescimento

Marketing e Crescimento São Inseparavelmente Vinculados

 

Não é de se negar a importância do marketing digital. Como um profissional online, está no coração do meu negócio.

Entretanto, trabalhar em um negócio bem-sucedido requer muito mais do que marketing. O marketing promove um ótimo propósito mas não é o fim do jogo nos negócios.

Não é que o marketing não é importante. É que o marketing não deve ser sua prioridade. O marketing é apenas um componente do seu conjunto de estratégias de crescimento, o qual seu negócio deve ter em foco.

Marketing e Crescimento São Inseparavelmente Vinculados

É importante não separar totalmente o crescimento e o marketing. Contudo, os dois estão vinculados, como eu mostrarei neste exemplo do Uber.

A indústria de táxis rende 10 bilhões de dólares por ano. Com tantos táxis disponíveis em toda cidade, competir com eles seria uma loucura. O Uber ainda tende a alcançar cerca de 50 bilhões de dólares em um período de apenas sete anos.

O Uber não cresceu nesta proporção pagando outdoors caros, comerciais de rádios e de televisão. Este tipo de estratégia de marketing provavelmente teria acabado com a empresa. A demanda de consumidores teria ultrapassado o fornecimento disponível e a reputação da marca poderia ser prejudicada.

As estratégias da SEO (Otimização de Sites) também teria um efeito limitado. Mesmo hoje se você buscar no Google o termo “táxi”, você só verá o Uber nas notícias mais atuais.

Antes, o Uber focou em ajustar seu simples aplicativo a novos profissionais, primeiramente contratando um Gestor de Operações. Então eles abordaram um serviço usando carros pretos, oferecendo uma maneira para os motoristas ganharem um dinheiro a mais em seu tempo extra. Uma vez que uma infraestrutura fosse construída, a companhia consideraria o marketing para consumidores, mesmo se isto estivesse sido feito com um preço baixo.

Nesta altura, o Uber já recebe uma quantidade de atenção significativa das mídias, enquanto o modelo de negócio da empresa sempre atrai oposição política. Baratear empresas locais de táxis e debater a legalidade do serviço do Uber atrai cobertura da mídia.

Desta vez o Uber realmente comanda o mercado, tudo o que precisam fazer é noticiar a cidade em que estão expandindo, aguardar alguns eventos para aumentar a percepção e continuar contratando motoristas. Quando executada corretamente, sua única estratégia será focar no crescimento.

A partir de abril de 2016, o Uber vai operar em 404 cidades de 60 países e você raramente verá um comercial da marca. Esta estratégia é conhecida como growth hacking.

E isso é marketing? Claro, mas é um marketing com uma nova perspectiva e um novo ângulo.

Growth Hacking Substitui Marketing

Growth Hacking é um termo relativamente novo que descreve pessoas que apenas focam no crescimento. Cultivar a base de um consumidor é importante e é cada vez mais difícil em um mercado concorrido. Enquanto profissionais se preocupam com a conversão de taxas, orçamentos e um hóspede de outras métricas, os growth hackers possuem uma única métrica: o crescimento.

Embora as métricas do marketing são importantes e fundou empresas como Starbucks ou Facebook, as startups não precisam preocupar-se com isto. Startups vivem e morrem pelo crescimento.

Investidores tomam o crescimento como exemplo. Quando uma startup passa por prejuízos ou perdas, significa que a empresa é um investimento arriscado. Se você está lançando investidores, você quer que sua tabela de crescimento seja mencionada para mostrar que sua empresa pode aumentar o rendimento.

Crescimento também atrai a atenção da mídia. Toda marca que ser mencionada na mídia – é uma propaganda livre. Criar consciência na mídia coloca sua marca em frente a uma gama de pessoas, aumentando a probabilidade de eles se tornarem seus consumidores.

Como as startups geralmente possuem recursos limitados disponíveis, focar no growth hacking é mais preferível do que focar no marketing. Mas como você implementa o growth hacking no seu negócio?

5 Simples Estratégias do Growth Hacking

Agora, eu vou conceder algumas dicas rápidas. Se você está interessado em aprender mais, verifique o guia definitivo do growth hacking.

1. Crie Valor – Um produto ou um serviço que resolve um problema real é mais provável de atrair consumidores. Serviços como Uber e AirBnB tiveram êxito por que eles aliviaram os pontos de aflição dos consumidores. Faça sua pesquisa e um teste de prioridade antes de investir em um negócio.

2. Solicite referência de consumidores – Não há defensor melhor da sua marca que o seu cliente. Essa é a pessoa que vai escrever resenhas positivas, contar aos seus amigos e ajudar no crescimento de sua empresa. Dropbox e Paypal tiveram êxito por que eles incentivaram seus consumidores a encaminhar seus amigos para o serviço. Oferecem descontos, produtos grátis ou outros incentivos para motivar seus consumidores atuais a indicar novos consumidores.

3. Analise os Dados – Você não pode agradar toda as pessoas por todo o tempo. O Snaptchat é principalmente usado por adolescentes que querem manter suas conversas privadas dos pais e dos administradores da escola. Entender o usuário base permite a você focar no empenho do marketing em demografias específicas para maximizar seu ROI (Retorno Sobre Investimento).

4. Aperfeiçoe Seu Produto – Ninguém é perfeito e isso é crucial para entender que características podem adicionar valor aos seu consumidores. O Twitter descobriu que os usuários que seguem pelo menos 30 pessoas são mais prováveis de usar o serviço perpetuamente. Desde esse descobrimento, a empresa implementou características para importar contatos e sugerir pessoas para seguir. Ouça seus consumidores e adapte seus produtos para mantê-los felizes.

5. Viralize– A internet ama conteúdo visual. De memes para vídeos do Youtube, inovar o conteúdo visual pode rapidamente roubar a atenção das massas. Dollar Shave Club criou seguidores online através do inovador comercial do Youtube que custa menos que o comercial tradicional da televisão.

Conclusão

Embora o marketing seja essencial para qualquer negócio, as startups precisam ter mais passos inovadores para competirem com esses titãs da indústria.

Elas precisam focar no crescimento. Especificamente, as startups devem influenciar seus recursos em direção ao growth hacking.

Growth Hacking está se tornando popular por uma razão. Concentre-se no crescimento do seu negócio em vez de apenas fazer um plano de “marketing”, você estará levando seu negócio para um outro patamar.

Quais estratégias de crescimento tem sido bem-sucedidas no seu negócio?

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Esqueça o Marketing: Foque Primeiro No Crescimento

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