Estou infeliz com meu trabalho… O que fazer?

Estou infeliz com meu trabalho… O que fazer?

Quando a falta de motivação começa a afetar seus desempenho profissional e sua vida pessoal, eis que chega o momento de expandir os horizontes e mudar os rumos da carreira.

Quando a falta de motivação começa a afetar seus desempenho profissional e sua vida pessoal, eis que chega o momento de expandir os horizontes e mudar os rumos da carreira. Diante deste cenário, eis que surge o questionamento: “Se estou tão infeliz com meu trabalho, o que posso fazer para mudar esta situação?”. Pronto! Apresento-lhes os dilemas que injetaram  uma “dose cavalar” de motivação em minha vida. Parei, refleti e decidi que era o momento de mudar o rumo de minha carreira. Mas… Como isto seria possível? Acredito que não há uma fórmula mágica para isto, mas decidi seguir 03 passos poderão ser decisivos na minha vida.

1 – Mudar a postura no ambiente de trabalho

A falta de motivação normalmente gera atitudes desagradáveis, que podem provocar um comportamento nocivo no ambiente profissional. Portanto, deixe o desânimo de lado e tenha uma postura agradável e adequada ao bom profissional. E lembre-se sempre de tomar cuidado com os colegas que estão na mesma situação, pois não há garantias que eles terão a mesma maturidade emocional, e as atitudes deles (mesmo que seja um amigo) podem influenciar negativamente o seu comportamento.

2 – Estabelecer um objetivo

Este é o principal elemento de toda a questão. No meu caso (e acredito que muitos estão na mesma situação), ainda não sei exatamente a área e a posição que almejo. E agora? Como estabelecer um objetivo, quando não se sabe exatamente onde quer chegar? Eis a questão… Mais um momento para reflexão… Conclusão? Após 10 anos na mesma função, percebi que é hora de mudar e conhecer outras áreas, para que eu tenha condições de ampliar minha experiência profissional e seja capaz de definir o meu dilema do “Onde quero chegar?”.  

3 – Traçar metas para alcançar o objetivo

Pronto! Com o objetivo inicial estabelecido, chega o momento de outro questionamento: “O que eu preciso fazer para alcançar este objetivo?”. Eis o momento de colocar em prática os ensinamentos da faculdade de Administração, e utilizar ferramentas que me auxiliarão neste passo.  Portanto,  comecei criando uma Matriz SWOT  para analisar minhas Competências (Strengths), as Deficiências (Weaknesses)  – em termos de habilidades e conhecimentos – que preciso contemplar em minha estratégia , as Oportunidades (Opportunities) que poderão ser aproveitadas e as Ameaças (Threats) que podem ser obstáculos am minha jornada. Com esta análise em mãos, passei a trabalhar na criação e execução de um Plano de Ação para o desenvolvimento profissional (PDAP – Professional Development Action Plan). Este plano é fundamental para a orientação de minhas ações, e facilitará a definição das melhores formas para alcançar meu objetivo. 

Enfim… De agora em diante o direcional é colocar o plano em prática, sempre acompanhando e controlando as variáveis no decorrer do processo. Nesta etapa do meu projeto ainda não é possível mensurar os resultados, mas sinto que este caminho é eficiente para expandir meus horizontes profissionais.


Fonte: Artigos Administradores / Estou infeliz com meu trabalho… O que fazer?

Os comentários estão fechados.