ETE Compacta – Descubra processo correto de tratamento de esgoto

ETE Compacta – Descubra processo correto de tratamento de esgoto

Neste artigo você vai entender é uma ETE Compacta e como funciona o processo correto de tratamento de esgoto

Primeiramente neste artigos vocês ver o que é uma ETE Compacta, e como ela funciona e logo em seguida iremos observar 12 erros que algumas empresas cometem ao investirem neste equipamento.

O que é uma ETE Compacta?

A ETE Compacta é a sigla para Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, ou seja a sigla E.T.E (o “E” de Estação, “T” de Tratamento e o “E” de Esgoto ou chamado também de Efluentes). As Estações de tratamento de esgoto compacta fazem o tratamento de esgoto de empresas, industrias, condomínios, loteamentos e até mesmo municípios.

Vamos ao ciclo da água, vamos colocar o exemplo das industrias, a água chega limpa até a industria, a industria usa a água para fabricar seus produtos quase tudo que consumimos consome água, por exemplo só um carro consome 280 mil litros de água, então a água entrou limpa na industria, ela usa para fabricar um produto e logo depois de usada ele se torna um esgoto. Esse esgoto não pode ser descartado na natureza, pois causará muitos danos ao meio ambiente, então antes de fazer o descarte na natureza esse esgoto precisa passar por um tratamento na ETE Compacta e só depois de tratado e transformado em água novamente é que ele poderá ser descartado no meio ambiente para não causar danos.

Processo de Tratamento de Esgoto

A água potável é vital para a vida de cada dia. A água é essencial para a saúde, higiene e a produtividade de nossa comunidade.

O processo de tratamento de esgoto pode variar ligeiramente em diferentes locais, dependendo da tecnologia da implantada e o esgoto que necessita ser tratado, mas os princípios básicos são praticamente os mesmos. Esta parte do artigo descreve os processos de tratamento de esgoto padrão.

Coagulação / Floculação

Durante a coagulação, o sulfato de alumínio líquido (alum) e / ou polímero são adicionados ao esgoto não tratado (bruto). Quando misturado com o esgoto, isso faz com que as minúsculas partículas de sujeira na água do esgoto para ficarem juntos ou coagular. Em seguida, os grupos de partículas de sujeira ficam juntos para formar partículas maiores, mais pesadas ​​chamadas flocos que são mais fáceis de remover por sedimentação ou filtração.

Sedimentação

Como a água e os flocos de partículas progredem através do processo de tratamento, eles se movem em bacias de sedimentação, onde a água se move lentamente, fazendo com que as partículas pesadas dos flocos irem para o fundo dá água. Floco que se acumula no fundo do tanque é chamado de lama, e é canalizada para lagoas de secagem. Na filtração direta, a fase de sedimentação não está incluída, e o floco é removido por filtração única.

Filtração

A água flui através de um filtro concebido para remover partículas na água. Os filtros são feitos de camadas de areia e cascalho, e, em alguns casos, esmagado por um filtro prensa. A filtração recolhe as impurezas em suspensão em água e aumenta a eficácia da desinfecção. Os filtros são rotineiramente limpos por retro-lavagem.

Desinfecção

A água é desinfectada antes de entrar no sistema de distribuição para garantir que quaisquer causadores de doenças como, bactérias, vírus e parasitas sejam destruídos. O cloro é usado porque é um desinfectante muito eficazes, e as concentrações residuais podem ser mantidas para proteger contra uma possível contaminação biológica no sistema de distribuição de água.

Secagem de lamas

Sólidos que são recolhidos e liquidados fora da água por sedimentação e filtração são removidos para secagem lagoas.

Fluoretação

A fluoretação da água é o tratamento de abastecimento de água da comunidade com a finalidade de ajustar a concentração do íon fluoreto livre para um nível ótimo suficiente para reduzir a cárie dentária.

Correção do pH

Cal Hidratada ou carbonato de sódio é adicionada à água filtrada para ajustar o pH e estabilizar a água naturalmente macia, a fim de minimizar a corrosão do sistema de distribuição, e dentro de canalização dos clientes.

Processo correto

Para finalizar, o exemplo correto para não acabar com a água do planeta, é que empresas, industrias, condomínios, loteamentos, municípios e até mesmo casas tenham uma estação de tratamento de tratamento de esgoto compacta, para que o ciclo da água se torne sustentável, o meio ambiente agradece.


Fonte: Artigos Administradores / ETE Compacta – Descubra processo correto de tratamento de esgoto

Os comentários estão fechados.