Eu quero, mas está muito caro

Eu quero, mas está muito caro

Seu produto vale o preço cobrado? Ele é caro ou barato? É melhor vender caro ou barato? Vamos primeiro entender a diferença entre Valor e Preço

No dia a dia nos deparamos com diversos produtos que sofrem variações de preço, quase sempre para mais, frente a atual situação em que o país se encontra. Mas, quando um preço sobe, o produto se torna caro? E quando um preço cai, ele se torna barato? É melhor vender seu produto caro ou barato? Vamos entender a diferença entre Valor e Preço antes de responder essas perguntas. 

Primeiramente, Preço é um número que estampa as etiquetas dos produtos em prateleiras e vitrines, onde a pessoa escolhe o que vai levar e desembolsa uma quantia em dinheiro. O Valor é o que envolve o produto – seja marca, qualidade, responsabilidade social, a situação ou lembranças de momentos – que faz com que a pessoa se disponibilize a pagar esse preço. Para entendermos melhor, vamos pensar no seguinte exemplo: 

Você está voltando do trabalho e após descer do ônibus passa por uma lanchonete perto da sua casa. Com muita sede, resolve pedir uma água e a moça lhe fala, antes de entregar a garrafinha, que custa R$10,00. Muito provavelmente, ninguém comprará uma pequena garrafa por esse preço, a final, “isso é um roubo, posso beber água em casa! “. Mas, imaginemos que a situação mude e agora você esteja em pleno deserto. Após andar horas e horas no sol escaldante, a única paisagem é a areia fervente e um sol de matar. Bem que nessa hora os R$10,00 seriam muito bem gastos em uma garrafa de água, hein?! Quem sabe R$20,00 ou R$30,00? Notou a diferença? O produto e o preço permaneceram os mesmos, mas o valor mudou com a perspectiva em que se encontrava o sujeito. 

Caro ou barato, vai depender do cliente que está comprando. Caro será um produto em que o Preço cobrado é maior que o Valor percebido por ele. O contrário, barato será um produto em que o Valor percebido é maior que o Preço cobrado. 

Agora pense um pouco na pergunta inicial, “ Seu produto vale o preço cobrado? Ele é caro ou barato? É melhor vender caro ou barato? “. Para responder a esses questionamentos, as empresas devem pensar, primeiramente, em que tipo de produto estão vendendo, a quem se destinam esses produtos e se as pessoas a quem são destinados estão conseguindo enxergar seu Valor para poderem pagar o Preço. 

Lembre-se de uma coisa, por mais incrível que um produto seja, não adianta vender se não tiver alguém disposto a pagar por ele. Mostre para o cliente o Valor envolvido no seu produto, assim ele comprará sempre baratinho.


Fonte: Artigos Administradores / Eu quero, mas está muito caro

Os comentários estão fechados.