Evento promove networking como ferramenta para o sucesso profissional

Evento promove networking como ferramenta para o sucesso profissional

Iniciativa pioneira do Ibmec é voltada para quem faz MBA e ocupa cargo de gestão

O mercado está a cada dia mais competitivo. Saber como se destacar é fundamental para manter uma posição. Além de boa formação acadêmica e cursos na área, é preciso ir além. O networking é a principal ferramenta para ter acesso às melhores oportunidades. Seguindo uma tendência que já faz parte da rotina de americanos e europeus, o Ibmec inovou e trouxe para o Brasil o Ibmec Lounge, um evento para quem faz MBA, ocupa cargo de gestão e tem interesse em investir no networking. Mesmo quem está empregado foi convidado a participar do evento, que misturou happy hour com boa música numa noite com a presença de grandes empresas nacionais e multinacionais interessadas em conhecer bons profissionais e fazer negócios.

Segundo Marco Aurélio Sá Ribeiro, coordenador do Centro de Mercado e Inovação do Ibmec, idealizador do projeto, “o objetivo da primeira edição desse evento inédito, iniciativa pioneira entre as instituições de ensino brasileiras, vai passar a integrar o calendário de atividades da instituição, como mais um canal para a criação de negócios e networking para alunos do MBA da instituição”.

O formato do Ibmec Lounge não é convencional. Não havia stands de empresas. Em nome da discrição, havia os dinamizadores, pessoas responsáveis por fazer essas conexões de maneira discreta, sem causar constrangimento para quem já está empregado, mas que tem interesse em conhecer outras empresas. Nesta primeira edição, estiveram presentes grandes empresas interessadas em conhecer os alunos do MBA do Ibmec/RJ, entre eles: L’Oréal, Shell, IBM, Michael Page, Icatu Seguros, Petrobras, Oi, Monte Carlos Joias, White Martins, entre outras.

Para Renata Nogueira, coordenadora geral da pós-graduação do Ibmec/RJ, “esse tipo de evento pode trazer boas oportunidades para quem está investindo no MBA do Ibmec e quer trocar experiências, buscando uma carreira de sucesso. A qualificação credencia o bom profissional para as melhores vagas no mercado”.

Segundo Lewis Howes, empreendedor americano, coach e autor de livro sobre o assunto, “não são seus conhecimentos, mas sim quem você conhece” que vão fazer alguém ser bem sucedido. Ele fala que há 10 passos importantes para se tornar um mestre em networking: envolva-se, sabia quem você é, ouça, descubra coisas em comum, adicione valor, lembre-se, follow-up, contribua, peça ajuda e mostre valorização.

Segundo dados do IBGE, divulgados na semana passada, o desemprego nas principais regiões metropolitanas brasileiras (medido pela Pesquisa Mensal de Emprego) subiu para 6,9% em junho. Em maio, a taxa foi de 6,7% e, no mesmo período do ano passado, de 4,8%. Foi o maior índice para um mês de junho desde 2010.

Levantamento divulgado recentemente pela consultoria Page Personnel comprovou que os profissionais estão demorando mais para se recolocar no mercado. Um gerente de vendas chega a esperar até seis meses para voltar ao trabalho. Os especialistas dizem que essa é uma boa hora para fazer networking, apelar para o QI (quem indica) e pedir ajuda para amigos, familiares e ex-patrões.

Para Clarice Dahis, coordenadora do Ibmec Carreiras no Rio de Janeiro, “mais de 85% dos inscritos no evento mostraram interesse em fazer novas conexões, mesmo aqueles que hoje estão empregados. É preciso, cada vez mais, mostrar habilidades, ter boa formação, mas, principalmente, manter contato com quem pode no futuro ajudá-lo a alçar voos mais altos”.

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Fonte: Notícias Administradores / Evento promove networking como ferramenta para o sucesso profissional

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