Faça sol ou faça chuva

Faça sol ou faça chuva

Uma das analogias comuns que usamos dentro da empresa é a comparação do clima de trabalho com o clima meteorológico, comparando as condições atmosféricas com as emocionais das pessoas ou do grupo

Uma das analogias comuns que usamos dentro da empresa é a comparação do clima de trabalho com o clima meteorológico, comparando as condições atmosféricas com as emocionais das pessoas ou do grupo.

O trabalho em equipe é uma questão de sobrevivência, nossos antepassados mais distantes  perceberam que a melhor forma de sobreviver era unir forças e dividir o trabalho, mesmo expostos aos desafios desta interação: rivalidades, alianças, inseguranças, mal entendidos, preconceitos, etc.

Sendo assim por mais que muitos prefiram fazer suas atividades sozinhos, sempre iremos precisar do outro em algum ponto do trabalho,  o outro pode ser o seu chefe, aquele que lhe pediu algo e irá avaliar o resultado  ou várias outras pessoas que são envolvidas direta ou indiretamente do decorrer da construção de um projeto ou uma tarefa.

O curioso é que a maneira como as pessoas se interagem no dia a dia , assim como o funcionamento da organização da empresa com seus valores, normas e liderança por exemplo, influencia diretamente no clima da empresa. Comparamos as condições atmosféricas com as condições emocionais, sabendo que estas afetam os membros da equipe enquanto eles permanecerem neste espaço psicossocial.

Assim como diariamente é possível diagnosticar as condições do tempo como chuva, sol, ventanias, umidade, tempo bom, tempo instável, etc. em qualquer grupo é possível perceber condições variáveis de tensão, calor humano, alegria, entusiasmo, stress, frustração e depressão.

Isto quer dizer que é possível ao entrarmos em um departamento sentir como está o clima por lá, se começou com um belo dia ensolarado, agora está tenso e logo o “tempo fechou”. É possível perceber que aquela equipe está em harmonia e trabalham em paz. Em uma reunião já pressentimos o tempo instável com possibilidades de trovoadas e muita pressão no ar ou que os ventos trarão boas notícias.

Tem pessoas que parecem carregar uma nuvem pesada sob a cabeça e onde passam deixam rastros negativos, outras sempre com um sorriso no rosto que deixam o clima mais leve e divertido.

O que é possível aprender com a natureza, é que um dia de chuva é necessário, tempestades acontecem e dias lindos de verão também, isto porque a natureza assim como os seres humanos está em constantes mudanças, gradativas, em maior ou menor grau de velocidade.

E o mais importante é aprender com a natureza, a respeitá-la e entender que somos parte dela e não o contrário, assim como somos parte de uma equipe,responsáveis pelo clima também, isto é, o que fazemos ou deixamos de fazer, ou a forma que fazemos pode mudar o clima da empresa, da sua equipe de trabalho e tornar o dia mais belo e prazeroso, faça chuva ou faça sol!


Fonte: Artigos Administradores / Faça sol ou faça chuva

Os comentários estão fechados.