Falta de Consideração

Falta de Consideração

Disse Arthur Schopenhauer: “Desconsiderar é ganhar consideração.” Será que precisamos chegar a esse ponto?

Nos últimos anos, é espantoso observar como nossa sociedade está desprovida desta qualidade humana chamada consideração. São empresas que não respeitam seus clientes e funcionários, governos em total descaso com a população e entre amigos e familiares que não cumprem promessas ou são incapazes de reconhecer e/ou retribuir atos de afeto. É óbvio que tudo isso gera muita magoa, ressentimento e frustração. Entretanto, vale lembrar que também faz parte de um aprendizado. Uma maneira nova de ver o mundo.

Para o psiquiatra Flávio Gikovate, estamos vivendo um momento de “vitória da individualidade” onde as pessoas se sentem bem sozinhas.

– Nas relações amorosas, como já sabemos é o “ficar”, em que ocorre a falta de apego e compromisso.

– Na vida social, as pessoas são mais individualistas e não necessitam mais de outras para serem felizes. Logo, podem, por exemplo, faltar a um compromisso onde eram esperadas sem qualquer preocupação em ferir os sentimentos dos outros.

– No trabalho, podem deixar um cliente, colega ou superior esperando, sem qualquer preocupação. Afinal, é o tempo do outro… Enfim, vem aí um novo tempo, uma nova forma de se relacionar, onde virtualmente as pessoas dizem “EU TE AMO” e pessoalmente te ignoram. A dica é manter a sua essência, pois se você recebeu uma educação de seus pais baseada no respeito e na consideração, jamais perca essas qualidades humanas.

Crônica:
Uma amiga que mora na Itália há cerca de cinco anos e comenta que, em sua maioria, as pessoas são o que são e não assumem compromissos para agradarem umas às outras. Disse que no começo assusta, mas que, no entanto, é o melhor modo de mostrar consideração pelo próximo.

Como se sente uma pessoa desrespeitada?
É fácil, ela deixa de se importar também.
Bom mesmo é saber que há pessoas que valem a pena; já outras não, contudo sempre demonstrando consideração.

Disse Arthur Schopenhauer: “Desconsiderar é ganhar consideração.” Será que precisamos chegar a esse ponto?


Fonte: Artigos Administradores / Falta de Consideração

Os comentários estão fechados.