Fatores Críticos para o Sucesso de um Projeto

Fatores Críticos para o Sucesso de um Projeto

Para as empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências em projeto passa a ser fundamental.

No dicionário Michaelis, a palavra sucesso tem o seguinte significado: “Su.ces.so sm (lat successu) 1 Aquilo que sucede ou sucedeu; acontecimento. 2 Resultado bom ou mau de um negócio. 3 Conclusão. 4 Êxito, resultado feliz. 5 O mesmo que parto. 6 Reg (Nordeste e Minas Gerais) Desastre: Morreu de sucesso. Mau sucesso, pop: aborto.” Em gerenciamento de projeto, podemos usar o Trinômio Sagrado como os fatores primários a serem analisados relativos à definição de sucesso: escopo, custo e tempo.

Conforme PMBOOK (2004) um projeto deve ter um início, meios claros e deve representar um trabalho não rotineiro. O ambiente de projeto é propenso às tensões de prazo, custo e qualidade. Existem diferentes níveis de interesses, necessidades e profissionais oriundos de diversos setores ou empresas. Dessa forma, a questão de autoridade fica comprometida e muitas vezes conflituosa. Um grande desafio é a comunicação para que todos tenham informações válidas, consistentes e no tempo necessário.

A necessidade das organizações de maior eficiência e velocidade para atender as necessidades do mercado faz com que os projetos tenham que ser implantados dentro dos prazos requeridos, de acordo com o orçamento aprovado e conforme os requisitos definidos pelo cliente.

Abaixo serão apresentados os Fatores Críticos para o Sucesso em Gestão de Projetos segundo Kerzner (2006):

    1.  Fase de aceitação pela gerência executiva: Considerar as recomendações dos funcionários; Reconhecer que a mudança é necessária; Entender a participação dos executivos na gestão de projetos.

    2.  Fase de Aceitação pelos gerentes de área: Disposição a colocar os interesses da empresa acima dos interessas pessoais; Disposição a aceitar responsabilidades; Disposição a aceitar o progresso de colegas.

    3.  Fase de crescimento: Reconhecer a necessidade de uma metodologia empresarial; Apoiar um padrão de monitoramento e de relatório; Reconhecer a importância do planejamento efetivo.

    4.  Fase de maturidade: Reconhecer que a programação e os custos são inseparáveis; Rastrear os custos reais; Desenvolver treinamento em gestão de projetos.

Para as empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências em projeto passa a ser fundamental. E para atingir o sucesso em projetos é preciso balancear as expectativas dos interessados aos recursos disponíveis, utilizando conceitos, ferramentas e técnicas para obter a excelência no gerenciamento de projetos.

É preciso compreender que o sucesso de um projeto não implica no fato de uma organização estar completamente bem sucedida em relação às fronteiras do gerenciamento de projetos. Conforme Kerzner (1998), a excelência em gerenciamento de projeto é definida como um fluxo contínuo de sucessos em projetos independentemente de suas dimensões, prazos e orçamentos.

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Fatores Críticos para o Sucesso de um Projeto

Os comentários estão fechados.