Feedback: ajustando rotas

Feedback: ajustando rotas

O feedback é uma importante ferramenta para alinhar os expectativas das empresas e funcionários. Por isso deve ser bem utilizado pelos gestores. No texto, temos importantes dicas sobre esse processo

Imagine-se navegando por um oceano, sem bússola. Você até tem o mapa, sabe onde quer chegar mas não sabe se está no caminho certo. É assim que se sente uma pessoa que não recebe feedback. Muitas vezes o gestor define a meta, explica o caminho, mas sem o Feedback como saber se está no caminho correto? O Feedback é como a bússola que indica o caminho, possibilitando realizar as correções, caso necessário ou reafirmar, caso esteja no caminho correto.

O Feedback é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das pessoas.  Para que seja efetivo, é necessário que se tenha um foco, destacando-se o fato e o comportamento adotado em determinada situação e não a pessoa. Quando focamos no fato, maiores são as chances de alcançarmos os resultados.

Para aquele que precisa dar o Feedback, é preciso que se tenha sensibilidade escolher o melhor momento e um ambiente onde não existam interferências de terceiros. O fato deve ser apresentado de maneira imparcial, sem julgamentos, culpa ou sentimento de superioridade. É  muito importante ser assertivo nesse momento.

Caso o Feedback seja negativo, é indicado que se inicie a conversa apresentando pontos positivos da pessoa, antes de entrar no assunto em si. Isso irá tornar a pessoa mais receptiva e aumentará as chances dela entender que não é pessoal, que o problema não é ela e sim a atitude inadequada que teve naquele momento e que pode ser melhorada.

Ao final do processo, deve-se chegar a um acordo. Deve ficar claro para o receptor quais as atitudes ele deve tomar para que consiga alcançar o objetivo desejado. O reforço positivo nesse momento também é indicado para que a pessoa saia com a possibilidade de refletir de maneira aberta e adequada.

O outro lado

Muitas pessoas têm dificuldade em receber Feedback e essa resistência reduz a velocidade do seu crescimento pessoal. Ao receber o Feedback, é importante que se tenha uma atitude receptiva, aberta para obter o máximo de proveito do processo.

Entendo que a melhor forma de receber o Feedback é ouvir ativamente e não responder. Refletir sobre ele: faz sentido? Após 24 horas você estará mais preparado para tirar as suas conclusões e se fizer sentido, é hora de agir em direção ao seu aprimoramento como pessoa e profissional. Se mesmo assim ainda não fizer nenhum sentido para você, ou você sentir foi apenas uma crítica destrutiva, procure a pessoa para expor sua angustia e entender melhor qual é o objetivo a ser alcançado.

Aproveite ao máximo cada Feedback que receber, eles poderão acelerar o seu desenvolvimento, fazendo com que você atinja mais rapidamente os seus objetivos pessoa.


Fonte: Artigos Administradores / Feedback: ajustando rotas

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