Foco no resultado x conflitos

Foco no resultado x conflitos

Um dos grandes desafios, e porque não pontos positivos das empresas são os conflitos.

Um dos grandes desafios, e porque não pontos positivos, das empresas são os conflitos.

Conflitos são benéficos pois uma empresa sem conflitos não cresce, não evolui. Quando não há conflitos, impera a cultura da mesmice, da não inovação e da falta de comprometimento das pessoas.

Os conflitos geram ideias que geram outras ideias e assim por diante, criando uma ideiaexcelente que, por fim, ninguém mais sabe de quem foi. E é aí que está a mágica, a mágica do coletivo sobre o individual. Não há um único dono da ideia mas sim donos, todos trabalhando em uma única direção, e essa direção chama-se resultado.

Quando o foco é o resultado, os conflitos são sadios e necessários.

No entanto, nem sempre temos conflitos sadios, temos sim brigas e desentendimentos. E esses não são bons. Nesses o individual prevalece sobre o coletivo e simplesmente por que o foco no resultado foi perdido. O foco aí é outro, é no bem estar, na vantagem, no ponto de vista INDIVIDUAL.

As relações interpessoais são importantíssimas em um ambiente de trabalho, que agrega pessoas de culturas e modelos mentais diferentes em prol de um objetivo comum. É normal que isso não seja fácil. No entanto, voltemos ao foco.

Se o foco estiver no resultado do negócio, as vaidades individuais serão deixadas de lado para que se conquiste algo mais nobre e mais engrandecedor: o resultado.

Portanto, para viver em harmonia em uma equipe com tantas pessoas diferentes, aqui vão algumas dicas:

  1. Foco sempre no resultado – isso vai fazer você passar por cima de suas necessidades, vaidades, ideias individuais.
  2. Entenda que as pessoas são diferentes – cada um de seus colegas cresceu, foi criado, estudou, viveu situações diversas.
  3. Tenha uma boa percepção de si mesmo – entender seu modo de agir é o primeiro passo para se controlar em algumas situações.
  4. Comunique-se adequadamente – seja claro em suas interações e use palavras gentis.
  5. Seja flexível – lembre-se: é melhor ser feliz do que ter razão!

Portanto, foque o resultado e seja muito feliz!!!!

 

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Foco no resultado x conflitos

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