Força de vontade e persistência se tornam uma lição de vida

Força de vontade e persistência se tornam uma lição de vida

Aos 84 anos, após entrar em vigor, no seu país, uma lei, permitindo educação gratuita a todos, ele viu a oportunidade de aprender a ler e escrever.

Final de semana além de descansar, sempre que possível aproveito para assistir um filme no Netflix. Minha escolha desse final de semana foi o filme: Uma lição de vida. O filme retrata a batalha de um queniano chamado Kimani Ng’ang’a Maruge.

Quando criança não teve a oportunidade de estudar, na sua juventude integrou a tribo Mau Mau e lutou contra as forças de colonização britânicas pela independência do Quênia. Durante o conflito, por ser leal a sua luta, foi torturado e teve sua família assassinada na sua frente.

Aos 84 anos, após entrar em vigor, no seu país, uma lei, permitindo educação gratuita a todos, ele viu a oportunidade de aprender a ler e escrever.Maruge caminha até a escola apoiando-se num graveto, ao chegar no portão da escola apresenta um jornal amassado e diz que quer estudar. Prontamente lhe respondem que a escola é primária e tem vagas apenas para crianças. Ele insiste e diz: “ mas no rádio o governo dizia: educação para todos“, e portanto, ele tinha o direito de estudar.Devido a sua insistência lhe perguntaram “o que o Senhor, tão velho, está fazendo aqui?” … Ele simplesmente respondeu … “Eu quero aprender a ler e escrever”.

Mesmo com toda determinação de Maruge, eles criam vários empecilhos para fazer com que ele desistisse, porém ele não desistiu, e arrumou um caderno, um lápis, sapatos e um uniforme e voltou para a escola. Ao perceberem que ele não iria desistir, o autorizam a estudar na escola. Mas não pense que foi tão fácil, após entrar na escola ele enfrentou vários desafios, pois os pais dos alunos e alguns integrantes da escola e governo não aceitavam a ideia de um ancião estar na escola, e além disso, ocupando uma vaga que seria para uma criança. 

Mesmo enfrentando todos os desafios ele não desistiu. Conseguiu aprender a ler e escrever, e acabou entrando para o Guinness Book como o adulto de maior idade a começar a escola primária tornando-se uma celebridade nacional e um símbolo da educação gratuita.Chegou a ser convidado pela ONU, em Nova York, para dar seu testemunho, onde teve a oportunidade de pedir aos líderes de todo o mundo educação aos pobres e afirmando que “ O PODER ESTÁ NA CANETA “.Marugue, o estudante “mais velho do mundo”, morreu aos 90 anos, em 14 de agosto em Nairóbi, Quênia.           

O filme deixa claro que: “quem quer, arruma um jeito. Quem não quer arruma uma desculpa.”Trazendo esta história para nossa vida, será que temos aproveitado ao máximo as oportunidades? Temos buscado soluções? Ou temos simplesmente deixado que as dificuldades se tornem maior que o nosso desejo de vencer? Pois é! História como essa nos deixam comovidos, mas sem ação continuaremos apenas onde sempre estivemos.

 

Com informações: Adoro Cinema / Sherida Nóbrega (Linkedin)


Fonte: Artigos Administradores / Força de vontade e persistência se tornam uma lição de vida

Os comentários estão fechados.