Futebol é muito mais que uma paixão nacional é uma verdadeira lição de marketing

Futebol é muito mais que uma paixão nacional é uma verdadeira lição de marketing

Muito se fala da importância das organizações possuírem clientes fiéis, aqueles verdadeiros defensores da marca. E se tem alguém que pode nos ensinar algo sobre marketing é o futebol, que é uma verdadeira paixão nacional para muitos. E o futebol surpreende não só pela sua atuação nas quatros linhas, mas sobretudo pela sua multiplicidade de sentimentos.

Me lembro quando era garoto e jogava bola na rua e ficava apreensivo para jogar com os melhores mas sempre era escolhido no final, ou sequer jogava ficava apenas olhando e esperando uma oportunidade na reserva, confesso não gostava nenhum pouco mas enfim.

Quer saber mais sobre a relação entre futebol e marketing? Confira o artigo a seguir:

  1. Encante sua torcida

Os torcedores são capazes de criar as ações mais inusitada em prol do seu time do coração, choram, tatuam o brasão em seu corpo, colocam o nome de jogadores que admiram em seus filhos e por ai vai… Mas por que será que essas pessoas fazem tudo isso em prol de um time de futebol ?

Acredito que muitos devam ter ouvido falar sobre a teoria Maslow  e sobre as necessidades humanas. Pois bem ! O ser humano precisa amar e pertencer. E tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outras pessoas ou grupos. Já notou a energia que vem das arquibancadas nos jogos? Isso acontece porque eles não estão sozinhos. É umaexperiência compartilhada por todos.

O que as organizações podem aprender com isso, é  que eles devem acompanhar os seus consumidores, entender os seus anseios, suas necessidades a  partir disso procurar engajá-los, através da entrega de conteúdo relevante. È importante demonstrar conhecê-lo, interagindo e utilizando uma linguagem que mais o aproxima, dessa forma é possível tornar-se parte da vida do público-alvo.

 2. É impossível seguir um mesmo esquema de jogo

Poucas organizações analisam tanto seus adversários, e sua equipe quanto um time de futebol, planejamento e empenho fazem parte do seu cotidiano, sendo assim é essencial para garantir a vitória. Os técnicos analisam detalhadamente a fim de escolher o “melhor esquema tático” a ser adotado. Se a zaga do adversário é alta, o uso da bola aérea pode ser menos eficaz, ao passo que aproveitar a velocidade e contra ataques pode ser mais adequado.

Assim como no futebol, é impossível escolher qual será o resultado final da partida, mas é possível preparar-se para alcançar o objetivo proposto.

As empresas pode utilizar dessa expertise para estar mais focados, e conhecer melhor seus concorrentes, Identificar quem e o que analisar, o que fazer com essa análise e alguns cuidados a tomar pode facilitar o trabalho da sua empresa e auxiliar seus movimentos estratégicos.

 3.Ser a única estrela do time não basta, é preciso pensar no coletivo

 As equipes de futebol, geralmente possui dezenas de pessoas envolvidas que precisam estar em sinergia para chegar ao sucesso, desde o roupeiro, até o presidente. Equipe que existe apenas um astro pode fracassar e conseqüentemente desestimular o restante do grupo.

Nas empresas não pode ser diferente é importante contar com uma equipe vencedora para poder brilhar. Afinal possuir clientes leais e satisfeitos também é assim. Exige um grande esforço e trabalho de toda a empresa.

E você ? Conhece outros ensinamentos que o futebol pode proporcionar para o marketing? Compartilhe !

 Publicado originalmente em: williansestevam.com.br


Fonte: Artigos Administradores / Futebol é muito mais que uma paixão nacional é uma verdadeira lição de marketing

Os comentários estão fechados.