Gamificação – você sabe o que é isso?

Gamificação – você sabe o que é isso?

Um breve relato sobre o que vem a ser gamificação e como ela auxilia as empresas

A gamificação é uma técnica inovadora que utiliza elementos e design de jogos virtuais para aplicá-los a contextos da vida real, a contextos que não são de jogos, como a sua empresa, a sua escola, a sua indústria, etc. O seu objetivo é claro: engajar pessoas através da diversão para que elas mudem alguns  comportamentos e produzam mais e melhor.

Esta técnica criada por Nick Pelling, um programador de computação britânico, utiliza o a diversão, entre outros elementos, para reproduzir um conhecimento que dispomos desde a nossa mais tenra idade mas que curiosamente deixamos de aproveitar quando assumimos  nossa vida adulta: o poder da alegria gerada pelos jogos! Este poder nos inspira e nos move e, adequadamente trabalhado, gera comprometimento, mudanças de comportamento e obtenção de resultados inusitados.

À medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais complexo e imerso em informações instantâneas, os gestores precisam aprender a confiar na motivação de seus colaboradores e em seu senso de auto-gestão. Comandos tradicionais baseados em controle e manuais vem perdendo  espaço para liderança criativa. A gamificação vem para ajudar as pessoas e as empresas a se engajar  em processos em que tenham interesse mas que por algum motivo tenham dificuldade em realizá-los. Com esta técnica conseguimos aumentar a fidelização de clientes e colaboradores, investimos numa linguagem comum que minimiza conflitos entre as gerações, resolvemos problemas pontuais, e inspiramos as pessoas que realizam tarefas  maçantes  a se divertir com elas. Além de mantermos funcionários  motivados, conseguimos mudança de comportamento e, consequentemente, aumentamos os resultados.  

Nosso caminho para o sucesso começa a ser trilhado quando nos empoderamos destas informações, hoje a nossa disposição, e as empregamos para dar uma guinada importante em nossos processos cognitivos. Estando você atuante no mercado empresarial, educacional ou mesmo interessado em ampliar sua visão sobre si mesmo, a gamificação muito tem a contribuir. E o mais interessante é que com essa técnica as pessoas  trabalham  por  prazer e com isso, todos nós, seja na condição de provedores ou consumidores, melhoramos nossa qualidade de vida!

Um forte abraço!


Fonte: Artigos Administradores / Gamificação – você sabe o que é isso?

Os comentários estão fechados.