Geração de valor: novos desafios profissionais na era da revolução digital

Geração de valor: novos desafios profissionais na era da revolução digital

Um dos principais desafios e tendências do mercado de trabalho digital é a continuidade de se reinventar e desenvolver técnicas e habilidades apuradas de acordo com as necessidades

Um dos principais desafios e tendências do mercado de trabalho digital é a continuidade de se reinventar e desenvolver técnicas e habilidades apuradas de acordo com as necessidades.

Aprender a tratar de coisas específicas para o momento e ser pontual em suas atividades e projetos é uma tendência eterna. A busca de aprendizado mais acelerado de idiomas é um dos grandes exemplos da necessidade profissional deste momento de transição.

A abertura de franquias, home office, start up´s e do pequeno negócio é uma forte tendência para o mercado brasileiro empreendedor, que se adapta com grande facilidade em momentos de queda na economia e baixa da produção industrial. Isso se chama geração de economia de tempo, com grande propósito de estabelecer o equilíbrio da qualidade de vida dos profissinais.

Algumas das competências importantes que valem a pena ressaltar no mundo das informações e mudanças rápidas são: Foco no resultado, empreendedorismo, orientação às pessoas e a automatização dos processos. O foco no resultado é capacidade de fazer mais com menos e com senso de urgência. Empreender é a orientação de colocar as ideias em prática sem esquecer de sua viabilidade econômica. Orientar-se quanto às pessoas é estudar os propósitos de vida e dos consumidores. Para impulsionar a curiosidade e a busca do autodesenvolvimento, a automação vem com grande força.

Para ocorrer a mudança profissional mesmo que gradativa em sua carreira, é importante estar familiarizado com as diversas tecnologias, assim como manter-se produtivo mesmo com as constantes distrações das redes de alta velocidade. A conscientização do uso ordenado e responsável bem como facilitar o uso das ferramentas digitais para otimizar o “time” na execução dos processos, vida e networking.

Há também os riscos inerentes da nova era, como a ilusão de ter todo conhecimento devido as facilidades de conexões e acesso aos conteúdos, mesmo que superficiais. Acreditar que são apenas bases sólidas sem a necessidade de estudar formalmente. Criticar, julgar ou acreditar ser especialista em tudo pode prejudicar sua carreira. Uma pergunta um pouco mais aprofundada na linha de seu conhecimento, poderá sinalizar falta de conhecimento de você não souber.

Um grande desafio do profissional contabilista na era digital, por exemplo, é a forte presença na gestão do negócio e da informação, assim como o auxílio na tomada de decisões estratégicas do negócio. Participação ativa e efetiva em projetos, realizando as avaliações de investimentos, lucros, estratégias comerciais etc. Sair de uma posição estritamente técnica para uma missão consultiva contábil. Atrelar a necessidade do cliente em retorno positivo nesta missão. Oferecer aos seus clientes e parceiros, a possibilidade de agregar valor e valores notáveis na percepção e análise da situação atual de suas empresas, empreendimentos e risco inerentes ao negócio.

Algumas novas profissões que estão fazendo parte da nova cultura organizacional são analista de mídias sociais, editor de conteúdo, planejador de mídia online, especialistas em e-mail marketing, especialista em Facebook marketing, marketing digital, e-commerce, seo, sem, entre outras.

O poder nos dias de hoje chama-se informação. E umas das tendências do marketing digital daqui para frente, é o aumento significativo de pequenas e médias empresas no mercado online. Para quem deseja construir uma carreira em marketing digital, essa é a hora, pois está muito valorizada.

A forma de fazer network mudou, as pessoas e os processos estão mais interativos e a percepção de toda cadeia digital favorece a aproximação das pessoas de qualquer lugar para qualquer lugar do mundo. Sua marca por exemplo poderá ser acessada em diversos países, seu portfólio de serviços e seu currículo online, pode ser visitado a qualquer momento. Suas informações em redes sociais ficam disponíveis para quem quiser visualizar.

Tudo acontece tão rápido que devemos tomar muito cuidado com as informações que postamos nas redes. Um Curtir, comentar e compartilhar, pode ser entendido pelas pessoas que você concorda com tal postagem. E sua carreira poderá declinar por um descuido de uma simples tecla.

Profissionais que estão ligados nesta onda cibernética e a usam para se promover, divulgar seus serviços e seu negócio, com as mesmas responsabilidades e cuidado com a qualidade das informações, possivelmente colherá os frutos de toda aplicação estratégica direcionada a sua carreira. Poderão alcançar seus objetivos de uma forma rápida, prática, segmentada e personalizada com um simples acesso ao e-mail, mídias sociais.


Fonte: Artigos Administradores / Geração de valor: novos desafios profissionais na era da revolução digital

Os comentários estão fechados.