Gestão do relacionamento interpessoal

Gestão do relacionamento interpessoal

O respeito aos valores do próximo deve ser o guia das nossas ações e das nossas palavras, todos nós somos difíceis, porém, com sabedoria para amar as pessoas e gostar de gente.

Vamos considerar como pessoas difíceis aquelas em que todas as situações de sua vida criam uma tensão em seus relacionamentos. É preciso muita paciência e jogo de cintura para lidar com essas pessoas por que muitas vezes elas nem sabem que são difíceis de lidar.

Porém em algum momento, todos nós somos difíceis, todos passamos por dificuldades, dias em que não estamos muito bem, é evidente que uma pessoa considerada difícil para uns pode não ser para outros. Pessoas difíceis nem sempre são pessoas estressadas, nervosas, mal humoradas, esses são apenas alguns aspectos que contribui para que se tornem difíceis.

Para reconhecer as pessoas difíceis precisamos primeiramente reconhecer as nossas próprias limitações, nossas próprias dificuldades para depois identificar quem são difíceis para cada um de nós. Nesse sentido percebemos que aquele que consideramos como uma pessoa difícil, para outros pode ser um pessoal legal e simpática

As pessoas podem se tornar difíceis pelas frustrações, as carências, por fazer reclamações o tempo todo, por ser muito metódica onde tudo tem que ser nos mínimo detalhe. Quem nunca teve um chefe autoritário, um amigo invejoso, um colega de trabalho agressivo, é possível conviver com essas pessoas normalmente sem que sua vida se torne um inferno.

Na verdade para lidar com essas pessoas devemos conversar com elas em todas as situações, muitas vezes com o calor da emoção há discussão, porem, sempre devemos tentar conversar para que ela possa perceber as suas atitudes e mais que isso as conseqüências de seus atos, como já foi dito muitas vezes elas não sabem que são difíceis.

Sempre conversar de maneira civilizada e agradável, devemos demonstrar que estamos sempre dispostos a ajudar, deixando as pessoas à vontade, por que às vezes são pessoas tímidas em um ambiente novo, elas estão chegando e têm dificuldades de se relacionar, essas são situações que levam as pessoas a se tornarem difíceis.

No ambiente de trabalho é mais difícil lidar com essas pessoas do que na própria casa ou ambiente familiar, com a família há uma intimidade, já esclarece logo as situações, falando até mais agressivo e no final tudo fica bem, porém, com o chefe ou colegas de trabalho não é possível, mesmo levando em consideração que passamos a maior parte do tempo convivendo com os amigos no trabalho do que com a própria família, no entanto, encontramos criações diferentes, valores diferentes, objetivos diferentes, personalidades diferentes. Dessa forma devemos ter jogo de cintura para lidar com as pessoas no ambiente de trabalho.

Enfim, o respeito aos valores do próximo deve ser o guia das nossas ações e das nossas palavras, todos nós somos difíceis, porém, com sabedoria para amar as pessoas e gostar de gente. 

 


Fonte: Artigos Administradores / Gestão do relacionamento interpessoal

Os comentários estão fechados.