Gestão por competência

Gestão por competência

Devido a globalização o mercado empresarial tem sido cada vez mais competitivo, o diferencial humano é uma grande estratégia nas organizações. E gestão por competência vai ser uma ferramenta de junção de habilidade e competência uma humana com planejamento e estratégia da empresa

Vivenciamos atualmente cenário altamente competitivo que sempre exigi mais das empresas. Tendo diariamente que enfrentar desafios, e atender as cobranças do mercado e da sociedade, para isso é necessário confiar nos talentos dos colaboradores, reconhece – los e desenvolve – los para que seja o diferencial das empresas.

Afirma Calvalho, Palmeira, Mariano (2012 P. 2), para gestor ter bons resultado e necessário gerenciar de forma eficaz, de forma ética várias situações que possam ocorrer na organização, visando aumento da competitividade, mas ao mesmo tempo utilizar e aperfeiçoar práticas liderança, comunicação, e as necessidades de cada colaborador.

Segundo Carbone (2006) nesse contexto a gestão por competência surgiu para responder questões particulares do cenário mundial. Essa ferramenta de gestão atua como mecanismo para oferecer alternativas eficientes aos gestores, englobando conhecimento, habilidades e qualificações dos colaboradores com a estratégia na organização.

A gestão por competência tem como proposta identificar quais são competências fundamentais da organização para o seu crescimento, e desenvolvê-las juntos ao quatro de colaboradores, colocando a pessoa certa no lugar certo, beneficiando a produtividade a motivação dos trabalhadores e principalmente a satisfação dos clientes da organização

Nesse processo a gestão de pessoas tem papel fundamental, pois através dela que empresa vai coletar dados (desempenho, absenteísmo, rotatividade, etc), também capacitar, remunerar cada colaborador. 

Conforme esclarece Carbone (2006):

“Dessa forma, ela pode orientar suas políticas, planos táticos e ações, integrantes todos os seus subsistemas em trono da aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais”.

A partir desse momento o gestor poderá dar atenção a tarefa que exija mais seu tempo, repassando tarefas que outros estão capacitados para realizar.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por competências: uma nova metodologia de gerenciamento do capital humano. 2005. Disponível em: <http://www.mundopm.com.br/download/gestao>.pdf> Acesso em 8 Ago.2015.

CARVALHO, PALMEIRA, MARIANO, Milena Skolaude, Eduardo Mauch, Marcela Gonçalves Hernandes. Liderança baseada na motivação e desenvolvimento de pessoal como estratégica de competitividade das Organizações. 2012. Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/12/cpm.html> Acesso em 15 Ago. 2015.

 


Fonte: Artigos Administradores / Gestão por competência

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