Habilidades para ter sucesso na carreira

Habilidades para ter sucesso na carreira

Em anos de crise o que acontece é uma SELEÇÃO NATURAL, tanto para os profissionais como para as empresas, só o ótimos sobreviverão

Pelo novo cenário que está se inscrevendo em nossa economia, o profissional deverá estar cada vez mais capacitado para enfrentar a concorrência. Em anos de crise o que acontece é uma SELEÇÃO NATURAL, tanto para os profissionais como para as empresas, só o ótimos sobreviverão.

Inteligência Emocional

Segundo Daniel Goleman ser inteligente emocionalmente é ter a capacidade de se Automotivar e nunca terceirizar sua motivação nas mãos de outras pessoas, pensando que as pessoas da família, o líder, esposa, marido são os desmotivadores. A pessoa diz: minha esposa me tira a motivação ou então Diz: eu não aguento mais trabalhar nesta empresa. Dizendo isso você não está sendo inteligente emocionalmente. Criticam o líder os companheiros de trabalho e fala que está insuportável trabalhar com estas pessoas.

No seu local de trabalho você tem como evitar detonar sua carreira, sendo inteligente emocional e podemos citar alguns exemplos:

Não seja o campeão da reclamação

O cara reclama de tudo dos clientes, fala que eles são muito chatos, que não compram nada, mas na verdade é ele que está de mal com a vida, não cria nada e faz as mesmas coisas todo dia, e ainda espera colher resultados diferentes. Além disso, reclama do seu líder, dos colegas de trabalho, reclama até do café.

Procure melhorar os resultados de sua empresa

Não seja aquele cara passivo que só fica reclamando da situação do País, não procura nenhum cliente novo, não procura melhorar o atendimento aos clientes existentes não procura melhorar seus relacionamentos com seus colegas de trabalho.

Melhore seu Marketing Pessoal

Quem tem o marketing pessoal elevado adora resolver um problema, está sempre procurando levar soluções para problemas novos que apareçam, certamente este funcionário será promovido, enquanto outros sabem até mais, no entanto não se comunicar e passam a vida toda sem promoção, aquele funcionário que fala: eu sabia que era assim a solução, mas não abriu a boca.

Marketing Pessoal inclui nova postura, comunicação, inteligência emocional, assertividade, mas, não precisa ser a pessoa mais simpática, mais engraçada, o foco destas pessoas deve ser os resultados.

Ande somente com vencedores

Porque os vencedores estão sempre focados nos resultados, estão sempre fazendo treinamentos, estão atualizados com as leituras, sobra tempo para fazer viagem com a família, estão atualizados nas redes sociais, assistem palestras, escrevem artigos, enquanto que os perdedores ficam a maior parte do tempo livre no boteco da esquina.

Seja dotado de confiança e conhecimento

Se você tem confiança sempre terá respostas positivas naquilo que você irá pleitear com seus superiores, se eles sentirem qualquer vacilo não irão aprovar suas ideias. E o conhecimento você irá adquirir praticando o item anterior.

Seja um líder assertivo e não atue como um novato

Um dos maiores erros é não focar nas pessoas, deixa a equipe sem respostas, descuidar-se da comunicação, não conseguem ser claros principalmente na hora de delegar, muitos lideres por não terem práticas ainda eles não delegam assumem as tarefas e os liderados ficam sem fazer nada.

Mas o maior problema que os lideres plenos e novatos encontram é a falta de feedback, 90% dos lideres não aplicam corretamente esta ferramenta e muito menos sabem o que é o método DISC.

Depois de tudo que você leu aqui e acha que não está preparado para trabalhar de forma inteligente e de forma prática como líder, procure um curso de capacitação profissional onde poça desenvolver suas habilidades, não fique esperando, lembre-se da frase do Albert Ainstein que citei na parte de reclamação acima.

 Quer ser feliz?

 Alexandre Rangel conta uma pequena estória em seu livro:

 “Certa vez, um jovem chegou à beira de um oásis, e aproximando-se de um velho perguntou-lhe:

– Que tipo de pessoas vivem neste lugar?

Ao invés de responder, o velho perguntou:

– Que tipo de pessoas vivem no lugar de onde você vem?

– Ah! Um grupo de pessoas egoístas e malvadas – respondeu o rapaz – Estou satisfeito de ter saído de lá.

E o velho replicou: – A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.

No mesmo dia, outro jovem chegou ao oásis e, vendo o ancião, perguntou-lhe:

– Que tipo de pessoas vivem aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta que fizera ao outro rapaz:

– Que tipo de pessoas vivem no lugar onde você vem?

O jovem respondeu: – Pessoas magníficas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste em deixá-las.

– Pois o mesmo você encontrará aqui – respondeu o ancião.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:

– Como é possível dar respostas tão diferentes a mesma pergunta?

Ao que o velho respondeu:

– Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou nada poderá encontrar de bom por aqui. Aquele que encontrou amigos também encontrará aqui. “Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que está dentro de si mesmo.”

Eu chego à seguinte conclusão depois desta estória: para ser feliz você precisa estar com sua inteligência emocional equilibrada, porque precisará de forças para fazer a sua felicidade.


Fonte: Artigos Administradores / Habilidades para ter sucesso na carreira

Os comentários estão fechados.