Hierarquia controladora X Autonomia do colaborador – Em que século você vive?

Hierarquia controladora X Autonomia do colaborador – Em que século você vive?

Sociedade Industrial -> sociedade da informação -> sociedade do conhecimento. Características e diferenças das empresas e dos profissionais da sociedade industrial e do conhecimento.

Há algum tempo atrás, vivíamos em uma sociedade em que o cenário era previsível, lento, estável. As organizações tinham hierarquias poderosas e pesadas, que controlavam tudo e todos. E os colaboradores em geral sentiam-se seguros e confortáveis. As pessoas permaneciam durante décadas em seus empregos. Estávamos na Sociedade Industrial (iniciou em torno de 1750 e durou aproximadamente 200 anos).

O objetivo das empresas neste período era produzir mais, no menor tempo possível e com o menor número de tarefas possíveis. Os trabalhadores eram avaliados e comparados pelo número de horas trabalhadas e número de “itens” produzidos. As principais características das empresas neste período eram: as decisões centralizadas, as hierarquias bem definidas, as tarefas do dia-a-dia previsíveis, valorizava-se muito a obediência, lealdade, pontualidade.

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas e o desenvolvimento constante da tecnologia passamos à sociedade Pós-Industrial, à Sociedade da Informação, e à Sociedade do Conhecimento.

Mais pessoas no mundo, tecnologia mais barata e mais acessível a todos, o mundo passa a ser mais rápido, mais instável, dinâmico, imprevisível, transparente. As pessoas têm acesso a tudo e a todos o tempo todo. O indivíduo ganha poder! Sem precisar de “autorização” das instituições, mobiliza pessoas, produz e compartilha conhecimento.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Acesso democratizado, universal, global e total à informação e ao conhecimento, através dos meios de comunicação e equipamentos eletrônicos. A Internet inaugura uma nova sociedade chamada de Sociedade da Informação.

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO – Se produziu a partir das redes sociais, das interações e colaborações, entre os indivíduos membros. São pessoas discutindo questões, refletindo sobre elas, ensinando e aprendendo, umas com as outras, em todas as áreas de conhecimento.” Prof Claudio Musacchio – https://www.linkedin.com/in/professorclaudiodemusacchio

Deste ponto em diante, não é mais uma questão de ter o conhecimento, mas de ter a a informação certa, no momento certo a fim de tomar a decisão certa. Características deste período: mudanças, rupturas, paradigmas quebrados, agilidade, mercado dinâmico, autonomia, criatividade, inciativa.

“As atividades que ocupam o lugar central das organizações não são mais aquelas que visam produzir ou distribuir objetos, mas aquelas que produzem e distribuem informação e conhecimento”. Peter Drucker – Sociedade pós-capitalista. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999, 208 p.

E agora, aquelas velhas instituições estão tendo que aprender a lidar com este novo indivíduo, com este novo cenário. O indivíduo é mais autônomo, não se submete mais à instituição, ao contrário, lidera a instituição. Não há mais espaço para aqueles gestores autoritários e que valorizam as hierarquias pesadas. As decisões são tomadas por equipes, gestores junto com seus times: planejamentos, cronogramas, distribuição de tarefas, prazos, entregas.

O “novo” gestor deve ser voltado às pessoas: sensível, ágil, humano, perceptivo, pró ativo. Deve experimentar, cometer erros, mudar a direção, ter espírito colaborativo e, sobretudo, trabalhar em equipe.

“… Workplace 2000 will move away from managerial control to employee self-control… With the change to employees becoming self-directed and self-controlling, traditional (managers) will no longer be required… With these changes, tremendous responsabilities will be shifted to the workers and their peers for planning, scheduling, organizing, directing, and controlling their own work process.”  Joseph H. Boyett e Henry P. Conn – 2000

Agora, pare, observe, pense. Sociedade Industrial -> Sociedade do Conhecimento.

Em qual destas sociedades você e seu estilo de trabalhar se encaixam melhor? E a empresa em que você trabalha? Em qual delas sua empresa se encontra?

Bom dia!  =D

 

Créditos das imagens:

http://pulsosocial.com/2014/10/01/conociendo-a-la-generacion-del-milenio-10-cosas-que-tu-empresa-no-puede-ignorar/

http://www.gettyimages.com/event/time-life-industrial-72553680#coal-miners-face-illuminated-against-the-blackness-by-his-helmet-picture-id50705847

https://www.pexels.com


Fonte: Artigos Administradores / Hierarquia controladora X Autonomia do colaborador – Em que século você vive?

Os comentários estão fechados.