IBGE apresenta dados de acesso a internet no Brasil

IBGE apresenta dados de acesso a internet no Brasil

Pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informa que 42,5% das casas se conectam somente pelo computador e 11,5% acessam a internet somente por tablets e celulares

Pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informa que 42,5% das casas se conectam somente pelo computador e 11,5% acessam a internet somente por tablets e celulares. Os dados são da Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios juntamente com o Ministério das Comunicações e foram divulgados somente em 29 de abril de 2015.

Os PCs possuem vantagem sobre os aparelhos móveis em 21 estados mais o Distrito Federal variando o índice: é maior em Rondônia e menor no DF. Nos outros 5 estados é possível observar que o uso do celular como veículo de acesso à internet supera o uso do computador. Estes estados são: Sergipe, Pará, Roraima, Amazonas e Amapá.

As pesquisas abrangendo tablets, smartphones, TVs conectadas entre outros dispositivos começaram a ser registradas somente em 2013. Os dados de 2014 ainda não foram divulgados, porém o aumento na venda de smartphones foi muito maior, o que deverá surtir efeito significativo na próxima pesquisa.

As formas de conexão também foram avaliadas. A banda larga está presente em 97,7% das casas contra 725 mil que anda utilizam a conexão discada. Dentre as residências que possuem banda larga, 77% corresponde a banda larga fixa e 43,5% é móvel.

Por rendimento nota-se que a quantidade de brasileiros conectados varia de 49,1 % entre os que não possuem renda ou recebem até um quarto do salário mínimo contra 95,7% entre aqueles que possuem mais de dez salários mínimo.

A pesquisa também pode ser comparada por faixa etária:
15 a 17 anos – 76%
18 a 19 anos – 74,2%
40 a 49 anos – 44,4%
acima de 50 anos – 21,6%
acima de 60 anos – 12,6%

Publicado originalmente em http://blog.system-dreams.com/ibge-apresenta-dados-de-acesso-a-internet-no-brasil/


Fonte: Artigos Administradores / IBGE apresenta dados de acesso a internet no Brasil

Os comentários estão fechados.