Imediatismo, o aniquilador de sonhos

Imediatismo, o aniquilador de sonhos

Vivemos esperando o “bônus” para gastar tudo em um fim de semana, enquanto nossos sonhos ficam cada vez mais distantes

Muitas pessoas dizem ter sonhos, seja de ganhar muito dinheiro, ter uma casa, ter um filho ou fazer uma viagem pelo mundo.

A questão é que quando perguntadas sobre o que pode ser feito para que o sonho se transforme em meta e seja alcançado, essas mesmas pessoas também querem dormir até mais tarde, passar os dias no clube e não podem trabalhar aos finais de semana porque tem aniversário, um churrasco com os amigos ou porque “fim de semana é para descansar”.

Para manter esse estilo de vida, muitas vezes superior aos rendimentos, essas pessoas recorrem a diversos meios, inclusive a créditos bancários a taxas altíssimas.

É o famoso imediatismo: busca de prazer momentâneo em detrimento de um objetivo maior, de longo prazo. Nesse quesito podemos enquadrar o salário, o bônus pela produtividade, o décimo terceiro, etc.

Eu mesmo passei um tempo da minha vida esperando o salário para curtir o próximo mês, com o discurso de que estava “vivendo a vida”, até que me dei conta de que isso não me levaria a lugar algum, a não ser à frustração no futuro.

Esse tipo de constatação acontece com frequencia e com muitas pessoas que conheço.

O que fez a diferença é o que eu fiz com isso a partir daquele momento. Passei então a pensar o que eu aprendi com a situação e o que eu faria de diferente que me traria resultados diferentes.

Esse imediatismo é como se fosse um buraco: quanto mais você se mantém nele, mais fundo ele fica. Vejo diariamente isso acontecer. Recentemente conversei com uma pessoa que estava exatamente nessa situação: queria pedir demissão do trabalho para por em prática um projeto pessoal, e ao mesmo tempo sempre havia uma prioridade relacionada a gastar todo o dinheiro que tinha e que não tinha, dinheiro este que era o necessário para concretizar o seu objetivo. Um caso clássico de incongruência.

E você, quer trocar os seus sonhos pelo próximo fim de semana?


Fonte: Artigos Administradores / Imediatismo, o aniquilador de sonhos

Os comentários estão fechados.