Impactos dos tributos na economia e seu reflexo sobre a sociedade

Impactos dos tributos na economia e seu reflexo sobre a sociedade

No Brasil, o dinheiro arrecadado em tributos muitas vezes onera significativamente o custo da empresa, minando-a, às vezes, do mercado de trabalho e, além disto, a sociedade permanece à mercê de investimentos no país que deveriam estar sendo feitos através das arrecadações

Conhecer o sistema tributário brasileiro não é uma tarefa fácil. Entre impostos, contribuições e principais taxas, existem no país mais de cinquenta cobranças que chegam a nossa porta ou ocupam nossa agenda de obrigações. Em razão da relativa complexidade do sistema tributário brasileiro, poucas pessoas se debruçam sobre o tema. Quantos contribuintes não têm dúvidas na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda (IR) da pessoa física?

A quantidade de informações que circula via internet, jornais e revistas em todo início de ano, na época de entrega da declaração nunca é suficiente para orientar a todos. Isso acontece porque poucas pessoas se dispõem a ler sobre impostos. Estudar os tributos pode parecer penoso no início, mas vale a pena. Um engano que administradores, de empresas de todos os portes cometem é tratar o recolhimento de impostos como um assunto para o contador ou o advogado da empresa resolver na data de vencimento. Com a eficiência cada vez maior da fiscalização e o aumento da concorrência, o recolhimento de tributos não pode mais ser visto como mero cumprimento de obrigações.

O tema exige dedicação e tempo para analisar e tirar o melhor proveito do que a legislação tributária oferece. Sim, porque é possível estar dentro da lei e optar por uma forma menos onerosa de pagar o IR, por exemplo. É possível fazer o recolhimento de tributos uma ferramenta de administração no planejamento de longo prazo, chegando-se a um saldo menor de tributos a pagar ao final do mês. O sistema tributário brasileiro é um retrato da tragédia social que dilacera o país. A tributação sempre foi utilizada como um perverso instrumento de concentração de riqueza e renda, onerando os bolsos dos mais pobres e aliviando o dos mais ricos.

Pensando em como as constantes mudanças tributárias influenciam o dia-a-dia das empresas e consequentemente na vida de todas as pessoas. É representativo os índices de influência dos tributos sob o PIB do país e em países como o Brasil, o retorno que há das arrecadações em prol da sociedade é mínimo. Outro ponto impactante da tributação é o efeito causado na folha de pagamento: onerando em média 100% do valor nominal dos nossos salários. O grande desafio proposto aos gestores e contadores é a adequação da economia da empresa de forma a minimizar os efeitos da tributação na sua estrutura de custos.

O Brasil é mundialmente conhecido como um país de grande desigualdade social. E um dos principais motivos para tanto se dá por nosso ineficiente e injusto Sistema Tributário o qual está para ser reformado desde que os impostos começaram a ser cobrados. Infelizmente é difícil de acreditar que tenhamos uma verdadeira reforma tributária no Brasil. Não sem antes promulgar uma nova constituição.


Fonte: Artigos Administradores / Impactos dos tributos na economia e seu reflexo sobre a sociedade

Os comentários estão fechados.