IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Este resumo trata-se da importância das demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis são as informações em que é demonstrada a real situação financeira da empresa. Segundo Machado e Nunes (2006, P. 111), periodicamente as empresas devem realizar a prestação de contas de suas atividades para diversos interessados- internos ou externos à empresa. Os usuários internos em que Machado e Nunes (2006) referem-se, são os funcionários da própria empresa, e os usuários externos são: bancos, fornecedores, acionistas e etc.

De acordo com o art. 176 da Lei das Sociedades por Ações, o que compõe as demonstrações Contábeis são: balance patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, mutações do patrimônio liquido, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado (Schmidt, Santos e Klockner, 2006). As demonstrações contábeis visam ajudar os usuários a estimar resultados futuros e fluxos financeiros futuros da entidade (Santos e Schimdt, 2007, P. 28).

Para Machado e Nunes( 2006, P. 114), as demonstrações contábeis denominadas “financeiras” pela legislação brasileira, são extraídas dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, sendo que para sua elaboração, o contador deve seguir algumas normas e padrões estabelecidos pelos órgãos regulamentadores. A Lei 6.404/76 no seu art. 176, define quais as demonstrações contábeis que terão caráter obrigatório de publicação, para as sociedades anônimas. Estas demonstrações devem ser publicada de forma comparativa, ou seja, com a indicação dos valores referentes demonstrações do exercício anterior.

Portanto através desta comparação do exercício anterior para o exercício atual, possibilita que seja analisado o desempenho da empresa, se a empresa está aumentando sua receita, se a empresa possui muitas obrigações a liquidar. Desta maneira o usuário externo acionista pode tomar a decisão de investir ou não na empresa conforme sua avaliação, os fornecedores conseguem analisar se a empresa consegue liquidar suas compras. Já do ponto de vista do usuário interno, é possível verificar o crescimento da empresa o que tem como resultado o seu próprio crescimento profissional.


Fonte: Artigos Administradores / IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Os comentários estão fechados.