Inbound Marketing é uma poderosa estratégia para fornecer leads

Inbound Marketing é uma poderosa estratégia para fornecer leads

Você sabe como o ‪Inbound Marketing‬ pode ajudar a sua empresa a conseguir novos clientes? O marketing de conteúdo tem ajudado empresas de diferentes portes nas atividades de prospecção

O marketing de conteúdo tem ajudado empresas de diferentes portes nas atividades de prospecção. Criar canais de comunicação na internet, manter o site atualizado, criar um blog atraente, compartilhar conteúdo nas redes sociais e comunidades de temas específicos são as principais atividades para educar o mercado e criar relacionamentos duradouros com prospects e clientes. E é neste contexto que entra a integração do inbound marketing com o uso do CRM, ferramenta obrigatória na área comercial de muitas empresas que querem manter um relacionamento longo com os seus clientes.

Integrar as estratégias de marketing com as ferramentas comerciais da sua empresa é fundamental para o sucesso das campanhas. A força de vendas é a principal fonte de informações para as demais áreas da empresa, ela será responsável por criar, inserir dados dos prospects e manter atualizado o status de relacionamento com os prospects no CRM.

Razões para integrar o seu CRM com Inbound Marketing

1. Compartilhamento das informações dos seus clientes com todos os departamentos da sua empresa

Independente do prote da empresa é de extrema importância que as informações estejam disponíveis em todos os níveis desde assistentes, vendedores (internos e externos), gestores, consultores, diretores e empreendedores. Todos serão responsáveis por gerar (ou participar das estratégias de geraçãod e leads comerciais) e nutrir os contatos com o máximo de informações e riqueza de detalhes. Desta forma todos os contatos deste prospect com a empresa tenderão a ser positivos e encantarão o seu possível cliente.

Existem aplicativos mobile para a área comercial que auxiliam o processo de vendas com baixos valores de investimentos. Existem aplicativos específicos para quaisquer tipos de demandas comerciais e podem ajudar a sua empresa na produção de conteúdos para auxiliar a vender mais e melhor, como dicas de produtividade, argumentação, técnicas de vendas, relacionamento com os clientes, qualidade de vida, motivação e outros temas de interesse da área comercial.

2. Comunicação direta e assertiva com o cliente

Integradas as plataformas você terá total controle das informações sobre o seu cliente, qual estágio do ciclo do funil de vendas ele está . Este acompanhamento servirá de subsídio para a área de marketing criar campanhas de relacionamento e envie o conteúdo correto para cada contato. Por exemplo, leads receberão contatos de prospecção com informações dos seus produtos ou serviços, clientes que já compraram serão tratados como qualificados e assim por diante.

Normalmente os aplicativos comerciais têm algumas características que são importantes para manter o cadastro dos seus clientes centralizados, histórico de relacionamentos, etapa do funil de vendas, agenda comercial, organização de tarefas. Este ciclo de atividades recebe o nome de marketing relacional e compõe o ciclo de encantamento do cliente.

3. Gestão de leads para criar relacionamento

Ao contratar uma plataforma que integre CRM e o planejamento de marketing digital é fundamental que existam funcionalidades essenciais para o planejamento de campanhas internas como relatórios: de vendas, performance dos vendedores, controle do funil de vendas, gerenciar carteiras, exportação de listas para ações recorrentes ou contínuas e dashboards gerencias.

A criação de alguns números-chave para acompanhamentos (KPIs) é essencial para monitorar a evolução das atividades de prospecção contra o desempenho da área comercial. O número de conversões (leads x vendas) será o principal número deste cenário e permitirá ajustes de conteúdo, comerciais.

4. Monitoramento e acompanhamento dos resultados

Agora que você já é um expert em estratégias inbound, tem todos os leads cadastrados no seu CRM, realiza frequentemente ações de ativação da base e eleva os clientes no funil de vendas. Você precisa monitorar as ações e acompanhar os resultados com frequência para mensurar os resultados. Por exemplo, você ou a área de marketing podem criar ‘reports’ mensais para apresentar nas reuniões de metas.

Feito estes 4 passos mencionadas acima você completou o check-list para performar em vendas. Gostou das dicas? Envie um comentário com alguma dica ou compartilhe com os colegas de trabalho este texto. A troca de experiências é a 5º dica que poderíamos dar para você integrar a sua empresa, aplicar todas as estratégias e obter sucesso.

Boas vendas!

Publicado originalmente em http://gcdigital.com.br/2015/09/19/inbound-marketing-e-uma-poderosa-estrategia-para-fornecer-leads/


Fonte: Artigos Administradores / Inbound Marketing é uma poderosa estratégia para fornecer leads

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