Inovação: a criatividade nos negócios

Inovação: a criatividade nos negócios

Muito se tem feito em termos de prática da inovação pelo Brasil e pelo mundo. É um bom começo, mas sabemos que não é só isso!

Diariamente, em nossa rotina pessoal e profissional, ficamos instigados a ceder espaço para criatividade apenas para aqueles que realizam algum tipo de atividade que envolva arte, música ou comunicação, porém quem se aprofunda sabe que em todas as funções e posições, há espaço para criatividade e inovação. Para que isso seja coerente e produtivo há que se estabelecer o espaço para desenvolvimento do contexto em que sua empresa vive e como a inovação se contempla nele. Uma pesquisa de perfil inovador da empresa e das pessoas é um excelente alavancador.

Já vimos em artigos anteriores que a criação de idéias só é solúvel se reproduzida em resultados e estes podem estar motivados por uma mudança interna ou externa voltada a clientes ou processos, no estabelecimento de agilidade e até em estratégias de desenvolvimento de modelos de negócios.

Com esta mentalidade podemos desenhar onde e como nos capacitaremos a ser mais criativos e inovadores e os papéis que deveremos desempenhar.

Estabelecer um ponto de melhoria em custos e conseguir alcançá-lo através de ações que se mantenham é uma solução criativa, bem como estabelecer comprovadamente uma linha de atuação em um setor para resolver problemas de outro, e até corporativos, contemplando resultados expressivos para o negócio, é inovador. Claro que os desafios possuem sua própria forma de gestão e os obstáculos são diferentes mas, estabelecer critérios padrões a partir de uma visão comum e alinhada, podem inspirar uma plataforma de soluções criativas de problemas.

  1. Com o GRH – Gestão de Recursos Humanos pode atuar?

Podem apoiar das mais variadas formas guardando memória da evolução e desenvolvendo, “intencionalmente” uma Cultura de Inovação, principalmente em dois cenários:

  1. Na organização de forma geral no sentido de se construir uma organização que inova e possui um clima de criatividade;

  2. Desenvolvimento de ações e atividades específicas para formação e concretização de projetos para crescimento da empresa e das pessoas.

 

  1. Como a liderança pode ajudar?

Um vasto porfólio de pesquisas, nos mais diversos institutos, consolidadas com uma das experiências (gosto do Search Plus Human Resources), me fazem eleger , pelo menos, 4 “key factors” para que possamos afirmar que existe apoio do empreendedor( alta administraçao, se for o caso) à criatividade e inovação:

Estes líderes:

  • Promovem as idéias em toda organização;

  • Incentivam comportamentos empreendedores, principalmente de avaliação de riscos;

  • Conduzem que as ações inovadoras sejam em duas frentes: redução de custos e crescimento de receitas, simultaneamente;

  • Estabelecem ambiente de aprendizado com erros e tolerância com o fracasso.

Durante as consultorias, ao pesquisar com executivos e líderes, princialmente da GRH, percebo que a invoação ainda não é um tema prioritário nas organizações, apesar de assumirem como moderno e para o tempo presente. Normalmente, mesmo que o foco não seja ainda o desenvolvimento de uma cultura inovadora, os executivos preferem investir em melhorias do sistema de gestão do conhecimento, integração interna, estabelecimento das competências necessárias à inovação e formalizam para que o processo de recrutamento seja coerente com estas competências.

Posso citar algumas práticas de GRH que tenho testemunhado como capazes de criar ambientes inovadores e abrir espaço para o desenvolvimento da cultura de inovação:

  • Contratar pessoas que aceitem incertezas bem como significados controversos ao seu;

  • Experimentar pessoas de origens diferentes (formação, experiências, etc) para aumentar a diversidade na forma de pensar;

  • Incrementar formação para desenvolvimento do pensar criativo;

  • Descentralizar reconhecimentos por projetos de inovação;( Enorme Desafio)

 

Conclusão:

            À medida que o ritmo da mudança continua a desafiar os líderes dentro das organizações, e a importância da velocidade na inovação para serem competitivos, líderes e executivos de GRH terão que conduzir a inovação, não incidindo apenas sobre os conceitos básicos de gestão de talentos, recursos humanos, recompensas e reconhecimento, ou requisitos de conformidade. Eles precisam se concentrar em aumentar a comunicação dentro da organização, permitindo que os trabalhadores tenham o tempo necessário para inovar, encorajar a tomada de riscos, e lembrando que as oportunidades sociais de pessoa para pessoa estão cada vez mais presentes no ambiente de trabalho.


Fonte: Artigos Administradores / Inovação: a criatividade nos negócios

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