Instituto científico de Recife é selecionado para XXV Anpei

Instituto científico de Recife é selecionado para XXV Anpei

Parceria entre empresa e instituto, trabalhando com inovação aberta, possibilitou o lançamento no mercado de um dispositivo com marca nacional

O Instituto científico e tecnológico CESAR, de Recife, foi um dos selecionados para apresentar na 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, realizada entre os dias 24 e 26 de agosto no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, localizado em Cabo de Santo Agostinho – PE.

O projeto foi selecionado entre os 142 inscritos. A proposta é a criação de um produto integrado à biblioteca digital de uma livrarias, onde os leitores cadastrados poderão comprar e acessar os acervos com apenas um clique. Segundo a empresa, o diferencial é o dispositivo PDF Reflow, responsável por possibilitar a leitura de arquivos PDF de uma forma mais confortável.

“A parceria entre empresa e instituto, trabalhando num formato de inovação aberta, possibilitou a construção e o lançamento no mercado de um dispositivo com marca nacional feito por e para brasileiros. Mas, as parcerias não se restringiram ao Brasil. Também participaram do projeto empresas da França, Suíça e China”, explica Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do CESAR.

Os projetos mais inovadores foram escolhidas através de um comitê composto por integrantes da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e especialistas do sistema nacional de inovação. Para a escolha foi considerada a aderência ao tema “Inovação e Competitividade Globais: Construindo as pontes com o futuro”, além dos quesitos originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto da tecnologia, resultados, estágio do esforço inovador e clareza do texto de apresentação do case.

“Estamos confiantes de que as apresentações irão proporcionar trocas muito ricas entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas inovadoras e companhias que querem investir mais em inovação”, ressalta Celso Barbosa, coordenador geral do evento.

Pela primeira vez na história do evento, todas as empresas que enviaram seus cases para análises serão convidadas para expor seu trabalho na conferência. Ela também contará com palestras e debates sobre temas como Big Data, Internet das Coisas, Indústria do Futuro e competitividade e cooperação entre startups.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.anpei.org.br/15conferencia. No entanto, segundo a organização, haverá promocões para quem se inscrever com antecedência.

Confira abaixo lista completa dos cases aprovados para a 15ª Conferência Anpei de Inovação:

· Agência de Inovação Inova Unicamp – O apoio da incubadora para startups de sucesso: o caso Taggen.
· Algar Telecom – App Meus Serviços Algar Telecom.
· Algar Telecom – URA Interativa.
· CESAR – Leitor Digital LEV.
· COPPE/UFRJ – Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão – Desenvolvimento do Conversor MONOTRI Motor.
· DEV Tecnologia – Aplicação inovadora de Internet das Coisas para submedição de energia em edificações.
· Dow Brasil Indústria e Comércio de Produtos Químicos – Ampliando resultados através da criação de uma nova plataforma de soluções para controle de poeira.
· Dublauto Gaúcha Indústria e Comércio de Componentes para Calçados – Inovando com nanotecnologia: agregação de valor e posicionamento competitivo da Dublauto Gaúcha na cadeia produtiva da indústria de calçados.
· Embraco. Whirlpool Unidade de Compressores – Nova solução de refrigeração Plugin – Unidade Selada.
· Embrapa Suínos e Aves. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Inovação aberta na Embrapa Suínos e Aves: o caso abatedouro móvel.
· Festo Brasil – Inovação aberta inspirada pela natureza. Aplicações na automação industrial.
· FIRJAN – Technology Roadmaps: Desafios e oportunidades no planejamento tecnológico.
· GranBio Investimentos – Levedura nacional de alto desempenho para a Indústria de Etanol 2G.
· Instituto de Pesquisas Eldorado – Oficina do Futuro PcD – A competência faz a diferença.
· Instituto de Pesquisas Eldorado – Internet of Things: O caminho para os prédios inteligentes.
· Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – Avanço no projeto de estabilizadores horizontais em fibra de carbono para jatos de pequeno porte.
· Mahle Metal Leve – Guiando a massa criativa para os tópicos estratégicos.
· Mazda Motor Corporation – Avanço Tecnológico operacional usando a TOC – Teoria das Restrições.
· Medicatriz Dermocosméticos – Inovação aberta como diferencial para criar percepções de valor pelo mercado.
· Natura Inovação e Tecnologia de Produtos – Novo modelo de cocriação e inovação aberta para desenvolvimento e aceleração de inovação radical em empresas: Hackathon Natura Campus Media Lab.
· Nayax – Expansão Internacional. Assim nós fazemos.
· NeoGrid & Nielsen – Como transformar os desafios atuais em fator competitivo global através de soluções inovadoras para a cadeia de suprimentos.
· Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Desenvolvimento de agentes antimicrobianos naturais para uso em produtos de higiene corporal: óleo essencial de capim limão e suas frações obtidas por destilação a vácuo.
· Pred Engenharia – S3i: Sistema inteligente de intervencao industrial.
· Robert Bosch – Nova bomba elétrica de combustível Evolution para veículos automotores Flex Fuel.
· Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – SENAI FabLab – A Metodologia MAKER formando para a Indústria 4.0.
· Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Departamento Nacional – Laboratórios abertos SENAI como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de Startups de base tecnológica.
· Tron Controles Elétricos – Integração do conhecimento prático e mobile para formação do profissional de eletroeletrônica.
​· Universidade Estácio – Telion: a nova tecnologia para sala de aula do futuro.
· Wfabrill Indústria e Comércio – Pastilhas efervescentes de limpeza.
· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – B.Blend: primeira plataforma multibebidas no mercado de bebidas.
· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – Novo Refrigerador Brastemp duas portas único no Brasil.
· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – Primeira cervejeira Consul para residências no Brasil.


Fonte: Instituto científico de Recife é selecionado para XXV Anpei

Os comentários estão fechados.