João Pessoa será a capital mundial da internet em novembro

João Pessoa será a capital mundial da internet em novembro

Fórum Mundial será realizado na cidade e contará com o apoio do Sebrae Paraíba

O Sebrae Paraíba será uma das instituições parceiras para a realização da décima edição do Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum – IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU), em João Pessoa. O evento irá acontecer entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, e irá transformar João Pessoa na “capital mundial da internet”. São esperadas cerca de 2 mil pessoas de 130 países em mais de 100 workshops. A edição deste ano terá como tema “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável”.

Na última semana, o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Hartmut Richard Glaser, o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do CGI, Percival Henriques, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, estiveram no Sebrae, em João Pessoa, para apresentar o projeto do evento e foram recebidos pelo superintendente Walter Aguiar, o diretor administrativo e financeiro Neto Franca e o diretor técnico Luiz Alberto Amorim.

“O Sebrae tem interesse em ser parceiro desse grande evento. Este é um setor que investimos muito e acreditamos que é preciso discutir a governança na internet. Além disso, o evento dará uma grande visibilidade a João Pessoa e à Paraíba”, ressaltou o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar. Este é o décimo ano do Fórum e é a segunda vez que será realizado no Brasil. Em 2007, o Rio de Janeiro foi a cidade sede e, no ano passado, aconteceu em Istambul, na Turquia.

“O Centro de Convenções de João Pessoa é sensacional e o Brasil tem grandes lideranças neste tema. A capital paraibana será sede de decisões mundiais e que determinarão os próximos passos da internet. O conhecimento e novas políticas tiradas a partir das discussões feitas aqui em João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo”, afirmou Hartmut Richard Glaser.

Para o presidente da Anid, Percival Henriques, o Fórum será de extrema importância para o futuro da internet em todo o mundo. “Discutir pontos como a governança da internet global aqui em João Pessoa será uma grande honra. Receberemos grandes autoridades no assunto e daqui sairão importantes decisões”, disse Percival.

Cláudio Furtado, da Fapesq, destacou que o evento será importante também para as micro e pequenas empresas do trade turístico de João Pessoa, além das empresas de Tecnologia da Informação (TI). O diretor técnico do Sebrae Paraíba ainda destacou que o Fórum deixará um grande legado para a cidade.

Espaço democrático e transparente

O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e é realizado anualmente em vários países. O objetivo é criar um espaço de debate democrático e transparente sobre governança da internet, do qual fazem parte governos, sociedade civil organizada, comunidade técnica, setor privado e academia. O Fórum se reúne anualmente para discutir e aprofundar alguns temas de interesse.

O tema que norteará o fórum deste ano de 2015 será “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável”. Serão mais de 100 workshops com temas como: Inclusão e Diversidade; Economia na Internet; cybersegurança; Neutralidade; desenvolvimento da cooperação multisetorial; a Internet e os direitos humanos, entre outros.


Fonte: João Pessoa será a capital mundial da internet em novembro João Pessoa será a capital mundial da internet em novembro

Os comentários estão fechados.