Lições aprendidas podem ser esquecidas?

Lições aprendidas podem ser esquecidas?

O gerente ou líder do projeto empreendedor com sede em fazer história e deixar legado contribuindo com a “sua empresa”, dissemina todo seu aprendizado através das lições aprendidas, assim nem ele e nem as lições aprendidas serão jamais esquecidas.

Li uma reportagem na revista época de uma senhora com 90 anos que trabalha até hoje e não pensa em se aposentar tão cedo. Ela trabalha no mesmo hospital há 70 anos e diz que todos os dias ao acordar não vê a hora de ir trabalhar. O segredo de toda essa motivação está no sentido que isso dá à sua vida. “Eu acordo e não vejo a hora de vir trabalhar, este é o ‘meu’ hospital”, afirmou ao San Francisco Gate. “Eu gosto muito do que faço e de poder ser útil. Se é para ajudar alguém, pode contar comigo.”

Setenta anos empreendendo no mesmo local de trabalho. O tamanho da bagagem que ela certamente possui é gigantesca. Será que os seus superiores e dirigentes do hospital extraem dela toda essa “bagagem”? Será que utilizam toda a experiência, vivência e condução para criar seu banco de dados com as lições aprendidas?

A maior riqueza de uma empresa na atualidade é o seu banco de dados. E o maior legado que podemos deixar para nossa empresa é o nosso conhecimento, experiência e lições aprendidas. São elas que garantem a continuidade e a excelência dos serviços prestados. Vez que os erros cometidos no passado ficarão no passado. Ao ter conhecimento dos erros e pontos negativos vivenciados os colaboradores recentes terão orientação e “cartilha” de como não proceder, ciente de que se seguir o mesmo caminho o resultado pífio repetirá.

Novos colaboradores ingressam na empresa motivados, com todo gás, garra e vontade de doar, dar seu melhor e colher frutos dos resultados obtidos. A empresa que não tem o banco de dados, frustra o colaborador, pois permite que os mesmos erros se repitam ano após ano.

Com a experiência repassada, o novo colaborador que executar uma atividade anteriormente desenvolvida, saberá que caminho percorrer para ter mais chances de sucesso na missão designada. Sem orientação, sem o banco de dados a probabilidade de erros é muito maior que os acertos. O resultado desmotivará o colaborador e a empresa não será bem sucedida nos projetos.

Lições aprendidas são o meio de garantir mais qualidade e melhoria contínua. São a base para alcançar a perfeição ou o nível de excelência almejado, o alicerce para manter em alta a busca por resultados cada vez mais extraordinários. São capazes de encurtar o caminho e possibilitar maior proximidade no atingir de resultados positivos pelo colaborador e pela empresa.

Por esse motivo, as lições aprendidas são entradas e saídas de vários processos de gerenciamento dos projetos estabelecidos no PMBOK – Guia de boas práticas em gerenciamento de projetos. Na entrada, o gerente/l[ider de projeto estuda as lições de outros projetos a fim de evitá-los no atual; na saída, antes de finalizar o projeto, documenta as lições aprendidas vivenciadas e após formaliza o encerramento.

As lições aprendidas podem ser formais ou informais, documentadas ou debatidas, feitas individualmente por cada colaborador ou em grupo por equipes que trabalham no mesmo segmento. Podem ser discutidas em salas de reuniões ou simplesmente em um restaurante, coffee ou happy-hour. O importante é manter a rotina e ter mecanismos para disseminar este precioso e extraordinário conhecimento.

O gerente ou líder do projeto é o principal responsável por documentar as experiências vivenciadas no projeto que executou e/ou está em fase de execução, pois ele ou ela tem a vivência e o contato direto com a equipe de execução.

As lições aprendidas não podem ser esquecidas. Se o forem, a consequência é o retrabalho, que impacta em custo, tempo, recursos humanos, dentre outros, e consequentemente eleva a despesa diminuindo a receita e a qualidade dos serviços prestados.

O gerente ou líder do projeto empreendedor com sede em fazer história e deixar legado contribuindo com a “sua empresa”, dissemina todo seu aprendizado através das lições aprendidas, assim nem ele e nem as lições  serão jamais esquecidas.

Como dizia Cora Coralina: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

 

 

 

 

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Lições aprendidas podem ser esquecidas?

Os comentários estão fechados.