Liderança: como escrever e executar um projeto ou evento de sucesso!

Liderança: como escrever e executar um projeto ou evento de sucesso!

Tirar da mente, colocar no papel e principalmente fazer acontecer qualquer ação que envolve pessoas, tempo e dinheiro sempre será grande desafio de gestores de recursos próprios ou de terceiros

Não importa se é uma festa de aniversário, evento executivo, trabalho de conclusão de curso ou projeto social, tirar da mente, colocar no papel e principalmente fazer acontecer qualquer ação que envolve pessoas, tempo e dinheiro sempre será grande desafio de gestores de recursos próprios ou de terceiros. Seguindo estas dicas preciosas, você poderá obter grande êxito no planejamento e execução de qualquer projeto.

 1° DICA – PERGUNTAS NORTEADORAS: O ponto de partida é separar em sua “mente” o plano de trabalho em etapas para responder as segundas questões:

  • O que se pretende fazer;
  • Como;
  • Período (dias, meses, ano e horários);
  • Onde (espaço aberto, fechado, locado);
  • Quanto custará (valor total de toda a operação);
  • Quantas pessoas precisão ser envolvidas para executar tal ação (voluntários, amigos, prestação de serviços contratado, registro de funcionários);
  • Justificativa (por que fazer).

 2° DICA – ATENÇÃO PARA DEFINIÇÃO DO PÚBLICO – ALVO: Quando definimos para quem vamos fazer a ação, facilita muito na hora de planejar despesas, tipo linguagem, temas e objetivos a serem alcançados, horários e formas de divulgação. Se forem ações de cunho misto, redobrar atenção na metodologia de aplicação para suprir as necessidades e atender a linguagem de forma intergeracional.

 3° DICA – CRONOGRAMA:  Nesta etapa vale lembrar que se deve escrever e revisar quantas vezes forem necessários, definir etapas de começo, meio e fim de toda a operação, quem fará os procedimentos, data para agendamento de reuniões, treinamentos ou até mesmo pagamentos.

Quando se tem visualmente estes passos em mãos, facilita a controlar ações e cumprimento dos prazos. Sempre há imprevistos, então não vacile em detalhar o máximo de informações de monitoramento de ações, pessoas e prazos.

 4° DICA – PROJEÇÃO FINANCEIRA: Existe grande dificuldade dos gestores nesta parte, pois mensurar prévia de gastos requer pensar nos mínimos detalhes, é a mesma coisa de quando de faz uma grande festa de aniversário e esquece a vela, pequeno detalhe, mas que às vezes dá uma “dor de cabeça” pra resolver.

Quando o projeto é de médio e longo prazo, vale prestar atenção nos orçamentos que dependendo do produto ou serviço pode passar por variação.

A velha lista manual ajuda a dar os primeiros passos para visualizar despesas, média de faturamento para sustentar todo o período da ação.

Se você vai captar recursos (doações, patrocínios, serviços, “vaquinha”) não adianta chegar com circunstâncias não relevantes ou história triste, tem que mover o coração das pessoas em palavras, fotos, ou até mesmo relatórios com dados técnicos de ações anteriores. Quando se demonstra pretensões de como utilizará este recurso ajuda muito para alcançar a meta prevista.

 5° DICA – ATENÇÃO ESPECIAL À EQUIPE: Sem pessoas não há resultado, aquele que acha que sozinho faz tudo, se frustra e pode colocar tudo a perder. Quando você entende que todos envolvidos na ação não são cópias exatas de você e não possuem o mesmo ritmo, fica mais leve o fardo quando se divide as cargas conforme cada possibilidade, potencializando cada habilidade e administrando conflitos. 

Momentos tensos haverá sempre, mas se o líder mantiver este controle de informações e possuir percepção de um todo, vai identificar pequenos problemas e não deixar chegar ao ponto extremo de caos total da operação e da equipe gestora. Resultado positivo é quando pessoas envolvidas se sentem fazendo parte da causa (seja qual for) e responsáveis pelo resultado mesmo às vezes quando o fim não foi como esperado.

Onde há pessoas, há problemas, então ouça bastante, delegue, motive sua equipe, controle suas emoções, foque em direcionar todos envolvidos na visão da ação, assim quando vierem adversidades saberá a hora certa de agir. Que esta “crise” que tanto se falam, não seja uma pedra de pessimismo na mente de pessoas brilhantes que podem ser melhores gestores e transformadores de realidades neste celeiro maravilhoso que é nosso país.     


Fonte: Artigos Administradores / Liderança: como escrever e executar um projeto ou evento de sucesso!

Os comentários estão fechados.