Liderança e Autocoaching

Liderança e Autocoaching

Depois de tantos artigos, livros e palestras que assistiu sobre liderança, acredito que você tenha um grande interesse neste artigo Liderança e Autocoaching e se tornar um líder do seu grupo de trabalho, na empresa que trabalha, ou seja, um líder de sucesso.

Existem alguns tipos de lideranças, mas agora, vamos abordar a importância de ser um líder com o controle de um Coaching, ser um líder AUTOCOACHING.

Vamos ajudar você a identificar e desenvolver habilidades e atitudes da liderança e definir uma estratégia e ações que deverá tomar se quiser seguir no caminho para se tornar um líder.

Parte 1:

Para fazer estudo da roda de gestão para Liderança e Autocoaching você irá definir ou dar um título para seus objetivos na liderança, como por exemplo: Ser um “líder reconhecido no mundo corporativo e na sociedade”. Baixe na internet o circulo Roda de Gestão, Imprima e escreva acima da roda de gestão.

Você irá preencher cada círculo deste fazendo uma análise sincera, se existe um lugar que você pode errar é agora, portanto não adianta querer mentir para você mesmo, não importa se o círculo fique todo torto, depois você irá ter a oportunidade de melhorar sua performance.

Liderança – Veja qual o nível de liderança que você se encontra, você sabe delegar tarefas, se dentro do seu grupo de trabalha as pessoas te fazem uma referência, então faça uma análise criteriosa em qual círculo você está realmente, veja bem!!!

Estratégia de Carreira – Você está bem definido referente ao que você quer, tem seus objetivos são claros.

Motivação – Está motivado? Levanta todo dia cedo com vontade de ir ao trabalho? Você gosta do que faz?

Persuasão e Influencia – Você tem uma boa influência no seu grupo de trabalho? Consegue influenciar sua namorada ou esposa? Ou não consegue influência e persuadir nem seu cachorrinho?

Gestão do Tempo – Como está a sua administração do tempo? Você tem um método a seguir? Na revista você S.A fala, ladrões de tempo: E-mail não é sistema de trabalho e sim uma ferramenta para auxiliar o seu dia, então defina 03 horários para ver seu e-mail e desligue a bandeirinha de novas mensagens por que cada vez você perde o foco. Assunto complexo trate pessoalmente ou por telefone. Ajuda a definir sua faixa na roda?

Inteligência Emocional – Você sabe identificar suas emoções e sabe traçar o perfil das emoções das outras pessoas. Como você vê a sua capacidade de conviver com pessoas difíceis?

Marketing Pessoal –  Para realizar um bom trabalho na Liderança e Autocoaching, será importante saber: Como está sua capacidade de assumir problemas na sua empresa e resolvê-lo? Assumir responsabilidades.

Resiliência – Principalmente em moimentos de crise você ter a resistência em absorver impactos é primordial, faça análise de como você vê sua resiliência e preencha a roda de gestão.

Parte 2

Na roda gestão você pode colocar as habilidades que você quiser, de acordo com suas necessidades, tem uma lista muito grande de habilidades, mas as principais para quem quer ser líder são as definidas acima. Após definir como você está na roda da gestão procure desenvolver aquelas habilidades que você precisa melhorar.

O principal instrumento para definir suas notas na roda de gestão á a sua AUTOPERCEPÇÃO, coloque um ponto no círculo correspondente de 0 a 10. exemplo: que nota você daria a sua habilidade de delegar tarefas na liderança?

Podemos utilizar outro método, que é perguntar aos seus amigos que eles acham de você em cada item da roda, mas tem que ser amigo de verdade e pedir para ele não passar a mão em sua cabeça e também não fique bravo com as respostas dele.

Não pode ficar assustado com o que você vai encontrar porque é a chance que terá a oportunidade de estudar, pesquisar e melhorar cada ponto negativo, depois disso você poderá ser rigoroso e não querer menos que 10 em cada item.

Parte 3

Depois de definido pegue a habilidade que você está pior e comece a trabalhar para melhorar, qual habilidade está te fazendo mais falta, vamos supor que você está incomodado com seu marketing pessoal, comece imediatamente a trabalhar nesta habilidade.

Este item procure identificar as principais tarefas que deverá mudar, estude, faça curso e não trabalhe mais do que uma habilidade por vez, quando achar que está ótimo vá para a outra habilidade à melhorar.

Parte 4

Neste ponto vai entrar uma outra habilidade que você vai aproveitar e já trabalhando que é a administração do tempo, então se você tem que melhorar o seu marketing pessoal, liste as tarefas que você precisa fazer para melhorar sua performance, se puder comece a tirar um pouco de tarefas e delegue a pessoas de sua família alguma coisa que puder tirar de você, assim sobrará mais tempo.

O que vai ajudar você a definir a sua liderança será todas estas habilidades alinhadas e corrigidas, então fica uma dica para realizar todas estas tarefas na correção das habilidades.

Coloque a habilidades a ser trabalhada – Ex: Resiliência

O que você vai ganhar na correção desta habilidade.

Qual resultado você quer ao termino da correção, liste.

Assumindo e absorvendo problemas quais são as soluções que posso melhorar na minha vida pessoal e profissional.

Plano de Ação

O que você vai fazer? Ler livros? Fazer cursos?

Quando você vai fazer?

Onde vai encontrar todo material?

Nota Importante:

Este trabalho na roda de gestão é uma ferramenta de AUTOCOACHING, então você pode fazer o seu plano de trabalho e procure na internet e por cursos gratuitos os pagos, mas não deixe de fazer algo por você mesmo.

LIDERANÇA – HABILIDADES ESSENCIAIS

Agora vamos falar um pouco sobre as habilidades que um líder deve ter para poder exercer o cargo de liderança, você vai notar que todas as habilidades da roda de gestão são importantes, mas vou destacar algumas e acrescentar outras.

Delegação na Liderança e Autocoaching

Liderar ou gerenciar é conseguir resultados através das outras pessoas, mas para isso você deve saber delegar tarefas, se tem uma série de atividades a serem realizadas e a gestão do seu tempo está no limite, escolha entre seus liderados e comece a distribuidor tarefas, mas cuidado, tem que saber transmitir, mostre como você quer e não se esqueça de dar um prazo a ser realizado o mesmo e tem que deixar um tempo para acompanhar e ir instruindo para que nada de errado, no próximo trabalho será mais fácil, menos trabalhoso.

Escolha e análise da tarefa – Cuidado extremo a ser tomado pelo líder, existem tarefas que são intransferíveis, as que serão delegadas escolher a pessoas certa, veja o que fala o Ricardo Piovan em seu livro de Liderança.

“Deve-se levar em conta, naturalmente, se o grau de maturidade do colaborador é compatível com a complexidade da tarefa. E lembrar que motivação é uma ótima oportunidade de motivar colaboradores. Especialmente os de superação, que são movidos a desafios” Ricardo Piovan.

 Feedback – Depois de delegado e encerrado o processo é relevante fazer um feedback do trabalho. Faça as correções com elogios ou simplesmente elogie dizendo que novos desafios virão.

Comunicação na Liderança e Autocoaching

Todo líder deve ter o poder de Persuadir e Influenciar (leia este artigo em meu blog), se tiver esta habilidade será fácil transmitir o que ele quer que seus liderados façam. Muito importante uma boa comunicação, já que, o Líder passa 90% do tempo dele em contato com seus liderados, talvez, mais tempo que passa com sua família.

Trabalho em equipe na Liderança e Autocoaching

 Para mim a sinergia entre o Líder e os liderados é muito importante, uns ajudando os outros, mas é um trabalho árduo e de muita psicologia, porque quando se trabalha de pessoas existem a briga pelo poder e assim surgem os interesses e os conflitos, que o líder deve administrar, afinal não é só glorias.

Além de administrar os conflitos o líder deve apresentar objetivos claros na comunicação e na distribuição de tarefas, porque nesta hora pode existir ciúmes.

Aqui entra também uma habilidade da roda de gestão, que é a gestão do tempo, priorizar o que é importante, fazer uma tarefa dos itens importante, necessários e urgentes, ainda vamos falar sobre a administração do tempo em uma oportunidade breve, o tempo é pouco valorizado e é o ingrediente mais caro do contexto.

Resiliência – Habilidade importante para Liderança e Autocoaching

 Está habilidade também faz parte da roda de gestão proposta acima, resiliência é de uma importância muito grande para o líder, que além dos conflitos internos ele tem que conseguir os resultados para a empresa, ele é cobrado a todo instante pelos seus superiores e o CEO da empresa é cobrado pelos resultados finais e assim por diante, vamos ver o que diz o Ricardo Piovan.

“Para ser um líder servidor, portanto, é fundamental desenvolver a habilidade da resiliência – o que em minha visão consiste nos seguintes princípios:

 Ter consciência de que dificuldades fazem parte da vida e é preciso conviver com elas;

 Compreender a natureza humana e buscar o contato com seu Eu Superior;

 Persistir lutando para superar as adversidades;

 Encarar o problema, tomar as decisões necessárias e investir energia para solucioná-lo;

 Entender que as dificuldades da vida nos tiram da zona de conforto e proporcionam crescimento. ”  ….Ricardo Piovan em seu livro de Liderança.

TRABALHO DO COACHING

 Liderança e Autocoaching No caso que vimos acima você está dentro da roda de gestão, no caso de você aplicar aos seus liderados eles serão os Team Coaching, exemplificando podemos falar da formação de um Gerente Comercial para ficar em seu lugar, você irá aplicar a roda de gestão nele até que as habilidades dele estejam alinhadas. Para cada cargo é MUITO IMPORTANTE você definir que habilidades farão parte da roda da gestão, no caso de vendas poderá entrar a negociação, habilidade de falar em público entre outras.


Fonte: Artigos Administradores / Liderança e Autocoaching

Os comentários estão fechados.