Líderes, a fofoca vai destruir a sua equipe e a culpa vai ser sua

Líderes, a fofoca vai destruir a sua equipe e a culpa vai ser sua

Para ter uma equipe produtiva é fundamental que haja harmonia. Muitas equipes estão sendo destruídas sem que o líder consiga entender o porquê.

Imagine a cena: um grupo de pessoas sentadas em uma mesa de bar. Conversa vai conversa vem e aparece o seguinte comentário: poxa, fulano é um saco, só faz coisa errada.

Sem que as pessoas se deem conta, iniciou-se ai um processo de degradação da equipe. Se os demais membros do grupo assumirem a frase como válida, automaticamente o “fulano” começará a ser depreciado pela equipe.

Depois de algum tempo, sem que ninguém perceba, esse comportamento (de criticar o fulano) já se tornou hábito, e todos o fazem, sem nunca terem conversado com o fulano ou nunca terem dado algum feedback para ele sobre a percepção em relação ao trabalho que ele faz ou a algum comportamento que ele tenha.

Com o passar do tempo, o clima na equipe piora, os problemas de comunicação começam e gerar problemas nas atividades desempenhadas e o desempenho da equipe desce ladeira abaixo.

Essa é a característica da fofoca no ambiente de trabalho: Ela envolve as pessoas, derruba os parâmetros do profissionalismo, contamina a equipe, afeta a qualidade do trabalho e piora o clima organizacional.

A fofoca no ambiente de trabalho pode ser devastadora e destruidora. Um comentário maldoso, uma frase fora de contexto ou mal elaborada ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários.

A sabedoria diz que a fofoca é um dos males que tem alto poder para destruir relações. Quase sempre vem de pessoas ligadas aos envolvidos, formulada com desonestidade e covardia e sem chances de defesa.

Líder, você é a solução

É nesse momento que a presença do líder é fundamental para garantir a qualidade e o crescimento da equipe.

A liderança deve ser sensível a esse tipo de comportamento e identificar quando as brincadeiras começam a se tornar fofocas e começam a denegrir as pessoas e alcançar o potencial de destruir a produtividade e a equipe.

Quando a liderança identifica esse cenário, está diante de uma oportunidade única para reforçar a harmonia e a integração entre a equipe.

Diante de tal situação, a primeira ação do líder deverá ser a de incentivar as pessoas a trabalhar com o feedback individual, entre os membros da equipe, se posicionando como mediador dessas conversas, de forma a evitar mais mal entendidos. Colocar as pessoas para conversar diretamente vai contribuir para que as fofocas percam força e sejam rejeitadas pela equipe.

É justamente a rápida reação do líder que vai garantir a qualidade do clima entre a equipe, contribuindo para a melhoria da produtividade e da comunicação entre as pessoas. Quanto mais demorada for a reação, maiores serão as consequências para a equipe.


Fonte: Artigos Administradores / Líderes, a fofoca vai destruir a sua equipe e a culpa vai ser sua

Os comentários estão fechados.