Literatura x Tecnologia: disputa ou parceria?

Literatura x Tecnologia: disputa ou parceria?

O cenário apocalíptico está pintado. O que será das novas gerações? Computador, tablet, celular, redes sociais, youtube, internet, wi-fi, tudo é virtual! Eles não leem mais…

O cenário apocalíptico está pintado.

O que será das novas gerações? Computador, tablet, celular, redes sociais, youtube, internet, wi-fi, tudo é virtual!
Eles não leem mais. Qualquer coisa que dure mais de 3 minutos já é enfadonha (ops, não se usa mais essa palavra, acho que seria melhor falar chata…) Eles estão perdidos e nunca saberão o prazer que é entrar em uma boa estória e viajar pelas palavras e parágrafos, ou saber o que é sentir o toque e o cheiro de um livro…

Será?

Sei que esse é o cenário que muitos acreditam, mas será que as coisas são bem assim?

O mundo muda, as coisas mudam e nós também mudamos. Que bom!
Novidades surgem a cada minuto, mas crianças e jovens continuam curiosos e desafiadores como todas as crianças e jovens de todas as gerações.
Agora eles têm recursos que muitos de nós não tínhamos (ok, ok… até porque não existiam…), eles não perderam o interesse na literatura, nas estórias, nos livros e nos milhões de mundos que eles abrem.

O que acontece agora, é que essa nova geração quer usufruir da plenitude que é toda essa evolução tecnológica, e ainda muito mais! Eles querem os milhões de mundos, mas eles trazem pergunta…

Porque tem que ser apenas de uma forma? Porque não inovar? Porque não interligar tudo isso que existe a disposição?
Ler um livro é maravilhoso! Mas e se eu pudesse ler o livro em qualquer lugar? Ou se o livro pudesse ser jogado? Ou pudesse assistir o livro? Ou ainda se eu pudesse ler o livro em vídeos do youtube enquanto eu jogo e vou escolhendo como o livro seguirá?

Sim, para eles tudo isso é possível.

O desafio é grande. No entanto, o desafio é nosso.
Cabe a nós, escritores, criadores, produtores de conteúdo nos aventurarmos por novos meios e criarmos novos caminhos para nossa tão amada literatura.
Sim, continuaremos escrevendo e as pessoas continuarão lendo!
Lendo em livros, em ebooks, em vídeos, em games, em livros interativos, em livros com diversos finais etc.
E quem poderá saber quantas maravilhas mais ainda existirão?
E para finalizar essa nossa conversa, também deixarei uma pergunta. Uma pergunta que amo e que a cada minuto me desafia:

Por quê? E… Porque não?

ps.
Deixo aqui um exemplo dessa parceria da literatura com a tecnologia, o livro “Formatura: suas escolhas mudarão a história” é um livro-jogo que a cada # que você ler, você poderá escolher como a história seguirá.
O livro tem 24 finais e 52 caminhos, mas…além disso, esse livro-jogo, além do formato impresso, também foi lançado no youtube (ou seja é gratuito!) como um video-game-book.

Ah, e quem quiser conferir como foi feita a integração do livro com o youtube (video-game-book), aí vai o link do canal histórias interativas: https://goo.gl/kfIcZQ

Abraço!


Fonte: Artigos Administradores / Literatura x Tecnologia: disputa ou parceria?

Os comentários estão fechados.