Mais de 20 modelos de smartphones são vendidos com malware pré-instalado

Mais de 20 modelos de smartphones são vendidos com malware pré-instalado

São criados mais de 6 mil novos malwares por dia e, só no primeiro semestre do ano, mais de 1 milhão de novas ameaças para Android foram detectadas

A G Data, fornecedora de soluções de segurança digital, representada no Brasil pela FirstSecurity, identificou mais de 20 modelos de smartphones com malware pré-instalado. No ano passado a empresa já havia divulgado que o modelo “N9500”, da fabricante chinesa Star estava sendo comercializado – inclusive no Brasil – com spyware pré-instalado no firmware do dispositivo com Android, e que não pode ser identificado ou removido pelo usuário. Desde então, a G Data tem descoberto funções similares em mais de 20 modelos diferentes de smartphones. Os especialistas suspeitam que outros dispositivos, ainda não localizados, cujo firmware também pode estar comprometido.

Existem quase 2 milhões de pessoas em todo o mundo que utilizam smartphones (dados do eMarketer), porém, são poucos os que perceberam que alguns dispositivos podem espionar seu proprietário e somente no primeiro semestre de 2015 mais de 1 milhão de novas ameaças para Android foram detectadas pela G Data.

Estes códigos maliciosos costumam se camuflar em um app legítimo que mantém funções originais e são capazes de permitir que seus criadores – criminosos cibernéticos – tenham acesso ao dispositivo, além de mostrar anúncios e fazer downloads de novos aplicativos indesejados.

“Mensagens instantâneas, navegação e compras online são possíveis a qualquer momento e em qualquer lugar, graças à esta tecnologia mobile. Paralelo a este novo costume generalizado, o número de apps maliciosos tem crescido exponencialmente nos últimos três anos”, comenta Christian Geschkat, responsável pelas soluções para dispositivos móveis da G Data. “No entanto, no último ano, observou-se um crescimento significativo de dispositivos que já chegam ao usuário com programas espião no próprio firmware dos terminais”, ressalta.

Durante o segundo trimestre de 2015, a G Data também registrou uma média de 6.100 novos malwares a cada dia, sobrepondo o resultado do primeiro trimestre: 4.900. Isso representa um aumento de quase 25%. O primeiro semestre deste ano superou as expectativas, com mais de 1 milhão de novas ameaças para Android, quase o mesmo número registrado durante todo o ano de 2013. A estimativa é que no final de 2015 soma-se a marca de 2 milhões de ameaças.


Fonte: Notícias Administradores / Mais de 20 modelos de smartphones são vendidos com malware pré-instalado

Os comentários estão fechados.