Mapeando os perfis comportamentais para engajar a equipe de trabalho

Mapeando os perfis comportamentais para engajar a equipe de trabalho

Como mapeamento de perfis comportamentais da equipe e a conscientização dos colaboradores sobre os valores e atitudes característicos de cada um deles contribuem para alcançar o sucesso almejado

O mapeamento de perfis comportamentais é tão importante para acompanhamento da equipe de trabalho, quanto para a contratação de pessoas para as funções pois é através desta atividade que reconhecemos o perfil certo no lugar certo.

Quando se fala no mapeamento dos colaboradores, pensamos apenas na contratação pois é preciso saber como o profissional reage aos estímulos da função que irá exercer além do seu conhecimento técnico. Contudo, quando possuímos uma equipe com perfis diferentes atuando juntos podemos presenciar vários conflitos devido cada um destes possuir valores distintos.

Mapear a equipe e conhecer um pouco mais sobre os valores e atitudes ajuda a evitar demissões por falhas comportamentais como por não estar no cargo ou função adequado aos quais foram contratados, além de permitir que se desenvolva e engaje os colaboradores para os resultados esperados pela liderança. Conforme Monica Hauck, CEO e Cofundadora da Solides, “em um ambiente tão competitivo como é o corporativo, em que detalhes diferenciam um concorrente de outro, o mapeamento comportamental dos colaboradores pode e deve entrar, definitivamente, para o centro de estratégia das empresas”.

O gestor que busca alinhar perfil com cargo e/ou função exercido precisa estar atento para o compartilhamento das informações a respeito do que é o mapeamento e quais são os perfis comportamentais, porque muitas vezes precisamos de todos os tipos reunidos em um único setor e quando as pessoas envolvidas no processo têm conhecimento dos valores pessoais de seus colegas, elas buscam entender as atitudes e evitar conflitos por tomadas de decisões divergentes das que tomariam. Para isto, a frase: “Pessoas diferentes têm respostas diferentes para o mesmo estímulo” deve ser compreendida por todos.

Uma equipe que sabe reconhecer em cada um dos seus participantes as habilidades necessárias para completar uma atividade, somada ao engajamento de todos pelo mesmo propósito pode levar a resultados incríveis pelo simples ato de unir pessoas com competências diferentes pensando e agindo juntas. O compartilhamento de ideias variadas, quando bem administradas pelo líder são a chave do sucesso.


Fonte: Artigos Administradores / Mapeando os perfis comportamentais para engajar a equipe de trabalho

Os comentários estão fechados.