Marketing de Conteúdo: a nova maneira de atrair, educar e manter clientes

Marketing de Conteúdo: a nova maneira de atrair, educar e manter clientes

O “Marketing de Conteúdo (ou Educacional)” engloba estratégias de educação dos potenciais e atuais consumidores, criando poderosa vantagem competitiva para a organização.

A cultura da Internet que emergiu na última década transformou as relações de mercado. As empresas que compreenderam as novas tendências de negócios rapidamente adaptaram seus sistemas de marketing e vendas para atender a um novo tipo de consumidor que vive constantemente conectado em redes sociais ou mecanismos de buscas, procurando por informações ou conteúdos que lhe sejam úteis e importantes. Compreenderam também que esse consumidor tornou-se menos tolerante a abordagens incomodas e invasivas de telemarketing, e-mails, malas diretas e vendedores. É agora o consumidor quem decide se e quando deseja se abordado pelos fornecedores.

 Mas se os consumidores não querem ser abordados pelos fornecedores, como vender?

Novos comportamentos do mercado exigem adaptação rápida das empresas, principalmente com relação ao atendimento, marketing e vendas. Em primeiro lugar, as empresas precisam aprender a utilizar as novas formas de marketing para atrair os clientes; em segundo, preparar cada setor ou pessoa da empresa a receber com gentileza e qualidade cada contato feito pelos consumidores, para assegurar a conquista e fidelização.

Diante dessa revolução no mercado, o Marketing Tradicional, fundamentado nos “quatro P’s” (Produto, Preço, Praça e Propaganda), perde muito de sua importância para o novo marketing, o “Marketing de Conteúdo (ou Educacional)”, o qual tem por principal objetivo envolver, educar e fidelizar clientes, através do oferecimento de informações e conhecimentos através de diversos canais digitais: mídias sociais, artigos, eventos presenciais personalizados, estudos de casos, seminários online, vídeos, microsites, podcasts, conferências virtuais, ebooks e outras formas de comunicação digital. É um Marketing que tem que ser bem planejado e desenvolvido para não gerar um efeito indesejado no mercado, ou seja, conteúdos de qualidade fortalecem a imagem da empresa, conteúdos ruins espantam os clientes em direção da concorrência.

Os profissionais de marketing e vendas, caso não tenham esse conhecimento, devem procurar estudar e conhecer mais sobre as estratégias de Marketing de Conteúdo e como poderão ser implantadas e utilizadas em suas organizações. Isso significará crescimento e sucesso.

 

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas, veterano em Marketing e Vendas.  Atua com Educação Corporativa, ajudando a fortalecer conhecimentos e habilidades gerenciais. www.mratreinamento.jimdo.com


Fonte: Artigos Administradores / Marketing de Conteúdo: a nova maneira de atrair, educar e manter clientes

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