Marketing digital não é só fazer postagens em redes sociais

Marketing digital não é só fazer postagens em redes sociais

É muito comum as pessoas acharem que marketing digital resume-se a postagens nas redes sociais. Mas é muito mais amplo que isso e exige uma boa estratégia por trás de qualquer ação

Com o crescimento das redes sociais, o marketing digital também cresceu e ganhou popularidade. Ele possui diversas vantagens em relação ao marketing tradicional, pois além de ser mais fácil de mensurar, também possibilita um maior ROI (retorno sobre o investimento).

Sabe-se que 105 milhões de brasileiros tem acesso à internet e o tempo médio gasto com redes sociais é de 21,2 minutos, então fica claro que as empresas precisam investir em estratégias para alcançar essas pessoas nesse meio. Se as pessoas estão online, as empresas também precisam estar.

Trabalho com redes sociais desde a sua popularização em 2010 e pude acompanhar toda a evolução que houve nessas ferramentas para auxiliar as empresas em suas estratégias de marketing digital. Mas com esse crescimento, tanto por usuários quanto por empresas, surgiu o mito que de que marketing digital é apenas fazer postagens em redes sociais.

Então a empresa acha que pode colocar qualquer funcionário para fazer postagens e patrocinar um post que já está fazendo marketing digital. Mas e quanto à pesquisa de mercado? E um estudo do perfil e comportamento do público na internet (netnografia)? E planejamento para geração de conteúdo relevante? E a utilização de outras ferramentas? Quem e de que forma está medindo o ROI?

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital exige um bom conhecimento do público alvo para que as estratégias sejam traçadas. Não adianta focar em uma ferramenta se o seu público não está lá. Se a empresa é B2B, o foco é um; se é B2C, já é outro e existem ferramentas diferentes para cada um desses segmentos.

Depois de analisar onde o público está e escolher as ferramentas para atingi-los é preciso entender o perfil dele. Como ele age nessas ferramentas e em qual horário? O que ele quer ver sobre sua empresa e seus produtos/serviços? Os conteúdos devem ser personalizados de acordo com o perfil percebido.

Além de postar conteúdos relacionados à empresa e ao seu público, é preciso focar em outras estratégias como SEM, SEO, PPC, e-mail marketing, mídia display, native advertising. Estes são alguns exemplos, pois novas ideias e ferramentas surgem o tempo todo.

O profissional de marketing digital precisa estar atento às novidades e saber avaliar o que cabe a estratégia da empresa ou não. E se a sua empresa não possui um profissional qualificado para fazer este planejamento então eu sugiro que procure por um, pois marketing digital não é só fazer postagens em redes sociais.


Fonte: Artigos Administradores / Marketing digital não é só fazer postagens em redes sociais

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