Marketing pessoal em três passos

Marketing pessoal em três passos

Marketing pessoal é o conjunto de estratégias que utilizamos para valorizar nossa imagem pessoal e profissional. Veja como fazer isso!

Há tempos as empresas utilizam os conceitos e ferramentas de marketing para informar, persuadir e serem lembrados por seus clientes. E como profissionais prontos para conquistar novas oportunidades,  podemos utilizar algumas destas estratégias de marketing para nos tornarmos bem vistos aos olhos de nossos futuros contratantes, colegas de trabalho e por todos que fazem ou que pretendemos que façam parte no nosso círculo de convivência.

Desta forma podemos dizer que marketing pessoal é o conjunto de estratégias que utilizamos para valorizar nossa imagem pessoal e profissional.

Para criar uma boa imagem diante da sociedade é preciso se atentar para  três passos básicos:

O primeiro passo é o cuidado com a “primeira impressão” que os outros percebem ao nos conhecerem.  Segundo pesquisa publicada no periódico Plos One, após um simples “olá” o receptor já formou toda uma impressão sobre o emissor, o que nos faz refletir sobre tudo que está envolvido no milésimo de segundo necessário para se criar uma imagem sobre alguém.

Antes mesmo que você diga “olá” toda sua imagem foi observada, então tenha um cuidado especial com sua aparência. Estar sempre vestido adequadamente ao local onde frequenta, cuidar da higiene pessoal e manter um belo sorriso no rosto pode garantir muitos pontos a seu favor.

Lembre-se que desfazer uma primeira impressão negativa pode exigir muito mais tempo e esforço do que se tem disponível.

O próximo passo se refere ao fortalecimento da primeira impressão. De nada adianta parecer e não ser! É possível fortalecer a imagem percebida mostrando o que tem por dentro da “embalagem”, oferendo conteúdo e comportamentos adequados ao ambiente e a vida em sociedade. Um profissional que está sempre pronto para buscar novos conhecimentos, se mostra comprometido com suas tarefas pessoais e profissionais, preza pela cortesia e valoriza a ética, provavelmente conseguirá manter a boa impressão de causou.

Poderíamos dizer que a embalagem impressiona mais é o conteúdo que satisfaz!

O último passo é evitar erros, que talvez seja o mais delicado, pois exige uma atenção constante sobre nossas atitudes para com os outros.

Como diz o ditado popular “você pode acertar 9 vezes mas se errar uma, pelo erro será julgado”.  Para evitar que este julgamento negativo aconteça é preciso policiar nosso comportamento, evitando excessos, atitudes preconceituosas, fofocas, e todo tipo de ação que possa denegrir a sua imagem, pois,  você pode gastar uma vida para construí-la e apenas alguns segundos para jogá-la por terra.

Pensando nisso, invista em sua imagem e conquiste o sucesso, causando sempre uma boa impressão, se esforçando para mantê-la e cuidando para não cometer falhas que a comprometam.

Referência

http://veja.abril.com.br/ciencia/primeira-impressao-apenas-meio-segundo-e-suficiente-para-forma-la/

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/02/23/interna_ciencia_saude,414243/estudos-em-psicologia-mostram-que-a-primeira-impressao-e-a-que-fica.shtml

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Marketing pessoal em três passos

Os comentários estão fechados.