Métricas de sucesso por dimensão

Métricas de sucesso por dimensão

Para que as empresas se tornem maduras em gerenciamento de projetos, obrigatoriamente, terão que criar um programa de métricas, que possa ser uma das bases para a tomada de decisão.

O propósito das métricas é coletar indicadores que apóiem de forma consistente o processo decisório nas empresas e estão presentes em todas as fases do gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

Para que as empresas se tornem maduras em gerenciamento de projetos, obrigatoriamente, terão que criar um programa de métricas, que possa ser uma das bases para a tomada de decisão.

A definição do conjunto de métricas dependerá basicamente da definição do conceito de sucesso dentro das empresas e pode variar bastante de empresa para empresa e de acordo com os tipos de projetos que elas implementam, daí a importância de identificarmos como as empresas estão definindo sucesso e que métricas estão utilizando para avaliar se alcançaram ou não o sucesso desejado.

Almeida (2011) criou métricas com base nos principais autores mundiais, onde estas estão relacionadas ao conceito de sucesso para que sirvam de base para avaliação do alcance do sucesso nos projetos, Tabela 1.

Tabela 1 – Métricas de sucesso por dimensão

Dimensão

Métricas

Eficiência

1-    Prazo do Projeto

2-    Custo do Projeto

3-    Número de Solicitações de Mudanças Aprovadas

4-    Outras Eficiências

Impacto no Cliente

5-    Melhoria na Performance do Cliente

6-    Satisfação do Cliente

7-    Alcance dos Requisitos e Especificações do Cliente

8-    Uso do Produto pelo Cliente

9-    Retorno do Cliente

10- Problema Resolvido

Impacto no Time

11- Satisfação do Time do Projeto

12- Comprometimento do Time do Projeto

13- Moral e Energia do Time do Projeto

14- Exaustão do Time do Projeto

15- Crescimento Pessoal do Time do Projeto

16- Retenção do Time do Projeto

Sucesso Direto na Organização e nos Negócios

17- Aumento do Volume de Vendas

18- Aumento da Lucratividade

19- Retorno sobre o Investimento

20- Fatia de Mercado

21- Valor para as Partes Interessadas

22- Melhoria Organizacional

23- Redução/Eliminação dos Custos

Preparação para o Futuro

24-Contribuição para Projetos Futuros

25- Lançamento de Novos Produtos

26- Obtenção de Novos Mercados

27- Criação de Novas Tecnologias

28-Criação de Novos Processos de Negócio

29- Criação de Novas Capacidades Gerenciais

30- Contribuição Social

31- Sustentabilidade

Fonte: Almeida (2011, p.63)


Fonte: Artigos Administradores / Métricas de sucesso por dimensão

Os comentários estão fechados.