Meus chefes não sabem o que estão fazendo – ou por que você ainda não foi promovido

Meus chefes não sabem o que estão fazendo – ou por que você ainda não foi promovido

Muitas pessoas ainda pensam que em termos de promoção no trabalho basta ter tempo de casa e ser bom tecnicamente. Será que isso basta? Veja você o que aconteceu ao Sr. Pedro e entenda como você pode ser o condutor de sua carreira.

Olá, tudo bem? Hoje eu quero contar uma história para você. Uma história que se repete muitas e muitas vezes, em muitas e muitas empresas. E que pode estar acontecendo com você, sem que você nem perceba. Na verdade, nós nunca percebemos…

A história que vou contar aqui é a do Sr. Pedro. Ele trabalhava em uma empresa há muitos anos…Ele fazia seu trabalho, chegava quase sempre no horário e levava sua vida.

Até que apareceu uma oportunidade! Era uma vaga para liderar o time de vendas da empresa…E o Sr. Pedro, que acreditava fazer o seu trabalho muito bem, tinha certeza que seria promovido. Afinal, já estava há tanto tempo naquela empresa, não fazia sentido ninguém mais ser promovido além dele!

Porém, após algumas semanas, um outro funcionário, com menos tempo de casa foi promovido. O Sr. Pedro automaticamente culpou a empresa. “Não sabem o que estão fazendo”, pensava ele.

Mas, será que é mesmo isso? Será que o Sr. Pedro estava dando o melhor de si, apresentando resultados  duradouros? Ou será que Pedro ia todos os dias para o trabalho e “simplesmente fazia o trabalho dele”? E se o Pedro tivesse um plano de desenvolvimento para ser promovido?

Qual foi o erro do Sr. Pedro que lhe custou a promoção?

Com toda a minha experiência como coach posso afirmar a você que o que aconteceu é o que acontece em milhares de empresas por aí, e que pode estar acontecendo com você agora, e que também pode custar a SUA PROMOÇÃO! Muitas vezes entramos e saímos do nosso trabalho fazendo apenas o que nos mandam, cumprindo nossas funções de forma exemplar, mas nada além disso, mas…

Cadê a interação com os outros funcionários?

Qual oportunidade que você deu para empresa de te conhecer melhor, de ver as suas capacidades e ver se você tem um perfil de líder?

Como ser promovido e a importância de se preparar para isso

Antes de querer ser promovido você precisa mostrar o seu trabalho, adquirir competências que um líder deve ter e, é claro, mostrar essas competências para a empresa onde você está trabalhando.

Provavelmente nessa mesma empresa onde você se encontra hoje, estão milhares de outros funcionários que entram e saem apenas para cumprir suas funções, sem um plano de carreira próprio, sem um planejamento estratégico de como será sua vida dentro da empresa! Você passa 1/3 da sua vida aí dentro! Pode até ser que você passe mais tempo com seu chefe e com seus colegas de trabalho do que com a sua família! E vai deixar toda essa parte da sua vida ao acaso?

Por isso a seguir apresento 7 dicas de como fazer um planejamento de carreira para que a próxima promoção seja a SUA!

7 dicas para ser promovido

1. Mantenha-se atualizado

É vital estar atento para as mudanças em seu setor, em melhorias nos processos que podem ser implementadas. Enquanto você estiver fazendo tudo como sempre fez, você não será promovido. 

2.Esteja disposto a assumir novos desafios

Antes de querer deslocar-se de forma vertical na empresa, desloque-se de forma horizontal, esteja disposto a desbravar novos horizontes! 

3. Mude antes da promoção

Se você está esperando ser promovido, já aja como se estivesse no novo cargo. E eu não estou falando de mandar nos outros, mas de ser capaz de pensar como o responsável pelo setor, agregando e descobrindo soluções para os problemas. O grande consultor de empresas Vicente Falconi diz que “o que nos separa da meta é o número de problemas que ainda não resolvemos”.

Resolva problemas que estiverem a seu alcance mesmo que julgue não ser problema seu!

4. Ajude as pessoas a serem melhor no que elas fazem 

Reter informações não ajudará a sua ascensão, já se você usar sua experiência para ajudar seus colegas, certamente fará com que as pessoas passem a admirar você, te aproximando da sua meta de ser promovido. Além disso, quando você ajuda as pessoas você faz com que elas confiem em você, mostrando que está disposto a contribuir e criando uma cultura positiva em torno do seu nome. 

5. Crie uma rede de network

Não se restrinja a conhecer apenas pessoas do seus setor, converse com pessoas de todos os departamentos, mesmo que não seja sobre assuntos de trabalho. Isso faz com que muitas pessoas conheçam você e falem sobre você.

Porém tenha cuidado! Fale de maneira agradável, e isso não significa que você precise ser falso, mas mantenha um diálogo amistoso com as pessoas sobre assuntos comuns. E lembre-se sempre: grandes líderes estão interessados em outras pessoas e no bem-estar delas.

6. Escute o que os outros tem a dizer

Não transforme a conversa em um monólogo onde só você fala sobre as suas realizações e do que você espera. Saiba ouvir mais do que falar, isso lhe dará a chance de saber onde você pode contribuir. 

7. Faça uma avaliação honesta

Pergunte-se: o que necessito fazer para crescer? Necessito de treinamento? Uma pós-graduação, treinamento em liderança? Analise o que você necessita e isso pode ser avaliado por um profissional da área ou por você mesmo. Mas caso vá fazer isso sozinho, seja sincero com você e assuma o curso da sua carreira. Após isso, coloque em pratica suas resoluções! 

Ainda não conheci ninguém que foi promovido ou fez grandes feitos porque permaneceu parado.

Aposto que se o Sr. Pedro tivesse seguido essas dicas desde quando entrou na empresa, ele já seria o Vice Presidente! Você não vai querer ficar como o Sr. Pedro, reclamando e achando que a empresa não sabe o que está fazendo, não é?

Então agora coloque-se em ação! Quais dessas dicas você vai colocar em prática agora mesmo? Aproveite esse momento para refletir sobre quais dessas dicas vão trazer um melhor resultado na sua carreira.

 


Fonte: Artigos Administradores / Meus chefes não sabem o que estão fazendo – ou por que você ainda não foi promovido

Os comentários estão fechados.