Modelo de Assinaturas ajuda a fidelizar a carteira de clientes de PMEs

Modelo de Assinaturas ajuda a fidelizar a carteira de clientes de PMEs

O modelo da recorrência, está, ainda, a favor de jovens modelos de negócio (PMEs), como é o caso dos recentes clubes de assinaturas de produtos online

Em um ano de corte de custos, nota-se o surgimento de ferramentas tecnológicas à disposição de tomadores de decisão, com o objetivo de melhorar lucros e diminuir perdas, como a perda de clientes na carteira já conquistada.

Assim, tanto empresas de maior porte quanto as PMEs, com negócios B2B ou B2C, buscam soluções. Recentemente, o jornal Valor Econômico noticiou que a TOTVs, fabricante de softwares cuja receita líquida é de R$ 451,4 milhões, passará a apostar no modelo de assinaturas ao invés de vender apenas a licença avulsa de seus produtos. A estratégia da companhia visa diminuir o custo de aquisição por parte de empresas e, no longo prazo, ampliar o número de clientes em sua carteira.

Da mesma forma, empresas que atendem diretamente o consumidor, como a rede de academias Smartfit e Bio Ritmo, também vêm adotando o modelo da recorrência, como uma espécie de assinatura de seus serviços. Os grupo formado pelas duas academais possui 535 mil alunos espalhados por 155 academias, sendo 390 mil alunos apenas no Brasil, detendo 7% deste mercado no País.

O modelo da recorrência, está, ainda, a favor de jovens modelos de negócio (PMEs), como é o caso dos recentes clubes de assinaturas de produtos online que, em estágio de maturidade, contam, em média, com 500 assinantes e um crescimento mensal de 15%.

A Vindi, empresa que já está está há dois anos ofertando a solução de pagamentos recorrentes, atende a esse novo movimento da busca pelo modelo de assinatura de produtos e serviços, uma vez que a estratégia vem sendo atrelada à manutenção e fidelização da carteira de clientes. Para Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, o modelo é um grande aliado neste objetivo, uma vez que o custo para se conquistar um novo cliente chega a ser cinco vezes maior do que para manter um já conquistado.


Fonte: Modelo de Assinaturas ajuda a fidelizar a carteira de clientes de PMEs Modelo de Assinaturas ajuda a fidelizar a carteira de clientes de PMEs

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