Modelo de negócios ou plano de negócios

Modelo de negócios ou plano de negócios

Modelo de Negócios e Plano de Negócios são documentos distintos, com o objetivo comum, mas é necessário saber diferenciá-los para utilizá-los no momento mais adequado para criar ou alavancar o seu negócio.

Muitos se perguntam qual deve ser utilizado quando se deseja criar ou alavancar um negócio, e a resposta é: simplesmente os dois! Ambos são extremamente importantes e essenciais quando o assunto é empreender.

Porém um ponto chave para o sucesso de um negócio é ter várias ideias, nenhuma delas pode ser censurada ou descartada inicialmente. Após ter em nota as ideias de negócio, passasse para o processo de filtro para avaliar qual valor cada uma gera e se vale a pena ser levado a diante.

Como sabemos, um bom plano de negócios é composto de pelo menos 30 páginas, composto de detalhes como cadeia de fornecedores, análises completas de custos fixos e variáveis, descrição de todos os ativos necessários para o negócio, analises de mercado, analise de fluxo de caixa necessário, e mais uma infinidade de detalhes totalmente pertinentes para o mundo dos negócios. Mas tente imaginar fazer todo esse levantamento que leva meses, para cada ideia de negócio de surge a mente. E tente imaginar também, como seria para um investidor, analisar todos esses detalhes de cada plano de negócios que lhe é apresentado. É muito exaustivo e inviável.

Com isso, surge o modelo de negócios, como uma forma de definição mais pratica das características do negocio que se deseja montar ou alavancar. Serve como um mapa claro e objetivo para que se possam devanear todas as ideias e variantes de um negócio sem se aprofundar nas minucias como é feito no plano de negócios.

Portanto, o modelo de negócios é utilizado no processo de validação das ideias, esclarecendo os pontos chaves e de cada etapa do negocio, validando com parceiros, clientes, fornecedores, familiares e amigos e por fim com investidores. Sendo assim, somente após a escolha do modelo de negócios mais viável é que se passa para o próximo passo, desenvolvendo o plano de negócios.

É importante observar que os dois são como elementos vivos que estão em constante mudança, e são dependentes um do outro, ou seja, se mudar algo no modelo de negócios, também deverá ser revisado no plano de negócios. Uma ferramenta crucial para o desenvolvimento do modelo de negócios é o “Business Model Canvas”, uma ferramenta simples e fácil de utilizar e compreender que ajuda a organizar e expor o seu modelo de negócios de maneira muito eficiente.

Esse artigo foi originalmente publicado no portal Hora de Empreender.

 


Fonte: Artigos Administradores / Modelo de negócios ou plano de negócios

Os comentários estão fechados.