Mudança cultural

Mudança cultural

A mudança tem um significado marcante, e é o que há de mais contínuo em nossas vidas, constantemente nos deparamos com novas necessidades e é necessário adquirir a capacidade de reconhecer a mudança e encará-la de forma positiva e proativa, adaptando-se a uma nova realidade.

A mudança não é simples e muito menos fácil, se fosse lidaríamos com mais tranquilidade quando a enfrentamos e buscaríamos com mais naturalidade a mudança. Pleitear das pessoas uma mudança comportamental de grande impacto sem oferecer um adequado suporte não significa uma verdadeira gestão de mudanças, a mudança de um controle de efetividade totalmente informal onde era feito de forma manual não tornava transparente e não retratava a real jornada de trabalho dos servidores, essa mudança foi impactante na rotina diária dos servidores.

Segundo Bio a mudança organizacional é:

Na essência, um ato humano. Os atos que a produzem – quer decorrentes da racionalidade e do conhecimento técnico, quer consequentes do interesse político, quer fruto de uma vivência emocional, quer gerados pela pressão de grupos -são atos dos homens. É inerente à mudança organizacional, portanto, o surgimento de diferentes reações individuais e de grupos, uma intensificação do jogo político, discussões em torno de valores, etc. (1987, p.102)

Perante a definição do autor acima aludido pode-se observar que a mudança organizacional é um ato do homem e é comum nos processos de mudança o surgimento de sentimentos de inseguranças, medo, ansiedade, muitas vezes reafirmados e difundidos nas organizações pela rede informal de comunicação.

A organização que passa pelo processo de mudança pretende adequar sua cultura aos desafios apresentados pelo ambiente inserido e, modificar comportamentos e atitudes e isto apenas é possível modificando as crenças e os valores que os impulsionam, para atingir tal objetivo pode-se perceber que mais do querer ou precisar mudar, a organização precisa saber como fazê-lo e para isto levar também em consideração a fase em que a organização se encontra em termos de desenvolvimento.

Entender o processo de mudança cultural é essencial para uma melhor gestão destas transformações, os agentes da transformação as pessoas, comunicação, processos, etc. criam as condições para a mudança do modelo e para o alcance dos objetivos da organização.


Fonte: Artigos Administradores / Mudança cultural

Os comentários estão fechados.