Mulheres: como alcançar sucesso na carreira

Mulheres: como alcançar sucesso na carreira

Se grandes mulheres conseguiram atingir altos cargos executivos, você também pode. Leia abaixo

Dos anos 70 até os dias de hoje, as mulheres enfrentaram muitas lutas até conseguirem ganhar espaço dentro do mercado de trabalho. Muitas construíram carreiras de sucesso e desconstruíram a ideia do sexo frágil. Pelo contrário, elas são muito fortes e excelentes profissionais.

Ocupando cerca de 50% das vagas de emprego disponíveis no Brasil, elas atuam em áreas consideradas antigamente como masculinas: setores da construção civil, comércio, indústria e tecnologia possuem profissionais do sexo feminino exercendo cargos de grande responsabilidade. Infelizmente, esse número ainda continua muito tímido.

Mas as mulheres possuem diferenciais que colaboram muito para o desenvolvimento de uma carreira sólida e de sucesso. Se grandes mulheres conseguiram atingir altos cargos executivos, você também pode. Conheça algumas atitudes que vão te guiar para uma carreira de sucesso.

USE AS VANTAGENS NATURAIS FEMININAS

Biologicamente, as mulheres possuem algumas aptidões em relação aos homens. Cabe a você saber utilizá-las a favor do desenvolvimento da sua carreira. Por exemplo, a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Certamente, isso resulta no aumento da produtividade, na otimização de tempo e um cuidado melhor com o serviço.

A inteligência emocional é outra grande arma feminina para o sucesso profissional. Ter uma sensibilidade maior, ser mais compreensível e paciente são ótimas características para uma grande líder. Possuir controle emocional é um suporte a mais para administrar problemas e encontrar soluções rápidas para eles.

Pesquisas confirmam que uma gestora do sexo feminino deixa os colaboradores mais tranquilos no ambiente de trabalho, pois costumam ser mais acessíveis, mais flexíveis e terem um cuidado maior ao lidar com questões interpessoais.

Essa breve análise do perfil das mulheres mostra diversas qualidades que existem apenas nelas. Valorize essas competências naturais e use-as a favor da sua carreira.

DEFINA SUAS PRIORIDADES

Muitas mulheres ainda enfrentam o conflito de equilibrar vida pessoal e profissional. Por isso, é importante definir suas prioridades e planejar sua carreira para atingir seus objetivos. É importante analisar sua situação atual e como os fatores externos podem influenciar.

A família sempre tem um peso maior nestas decisões. Busque fazer escolhas que atendam a essa área pessoal sem prejudicar o seu crescimento profissional. Sempre dê atenção para este planejamento. Revise suas prioridades, faça adaptações e avalie todas as possibilidades. Ele será um ótimo guia para o seu sucesso.

INVISTA EM VOCÊ MESMA

A desigualdade de salários entre mulheres e homens ainda é um imenso problema nos tempos modernos. A melhor forma de diminuir essa lacuna é investir na própria carreira. Após terminar a faculdade e entrar no mercado de trabalho, faça cursos de especializações, pós-graduações ou MBAs.

É necessário valorizar seu currículo e acrescentar bons diferenciais para chamar a atenção dos recrutadores. Estudar e se manter atualizada para o mercado colaboram com a sua evolução profissional. Desta forma, você sempre estará pronta para assumir cargos melhores e os novos desafios.

FAÇA NETWORKING

Possuir uma rede de contatos e interagir com eles é importante na construção de uma carreira. Trocar experiências, informações e conversas com profissionais da sua área de atuação são meios de conquistar reconhecimento no mercado de trabalho. E, por consequência, fazer com que suas competências sejam vistas por outras empresas.

Esse networking precisa ser bem plural. Não se concentre em apenas fazer contatos com outras mulheres: você precisa se cercar de pessoas com bons conhecimentos e interagir com elas. Nessas conversas podem surgir ótimas oportunidades que ajudam seu crescimento profissional.

MOSTRE QUE VOCÊ TEM A MESMA CAPACIDADE DELES

O maior desafio das mulheres no mercado de trabalho é provar que conseguem exercer qualquer profissão com qualidade, fato que não deveria mais acontecer com tantos exemplos de profissionais do sexo feminino comcarreiras extraordinárias.

Esse exercício de se impor começa no processo seletivo e continua após conquistar a vaga. Lembre-se das aptidões exclusivamente femininas e use-as ao seu favor. Tenha postura firme, seja segura de si e preocupe-se em mostrar suas melhores qualidades para os recrutadores e líderes. Acredite no seu próprio potencial e externe isso para o mundo.

TENHA ORIENTAÇÕES DE UM COACH DE CARREIRA

Para fechar bem seu projeto de carreira, ter um especialista para orientá-la será um diferencial. Mesmo com o planejamento bem construído, o coach será capaz de indicar os melhores meios e soluções para obter um caminho de sucesso.

Se você faz parte dos grupos de mulheres que desejam conquistar ótimos resultados na vida profissional, consultar um coach trará um ótimo retorno.


Fonte: Artigos Administradores / Mulheres: como alcançar sucesso na carreira

Os comentários estão fechados.