Nada é tão bom que não possa melhorar

Nada é tão bom que não possa melhorar

Já diz o ditado “nada é tão bom que não possa melhorar …ou tão ruim que não possa piorar”

Em uma auditoria que acompanhei, o auditor perguntou à um colaborador “o que tinha melhorado na empresa no último ano?”, naquele momento fui surpreendida com a questão que nunca fez parte das perguntas tradicionais em uma auditoria. Porém depois das respostas, percebi o quão importante e lógica era aquela questão. O auditor queria comprovar se a empresa estava mudando, melhorando e não somente seguindo os padrões e procedimentos, e ainda mais importante, se os colaboradores reconheciam esta mudança, desde as mais simples como instalações de lixeiras para coleta seletiva, outras mais importantes como compra de novos maquinários e também outras significativas como o comportamento do chefe.

Acredito que se a resposta fosse: “NADA!” o auditor encerraria a auditoria por aí, sinalizando que se a empresa não muda, não melhora, para quê manter um sistema de gestão, ou será que realmente a gestão está eficiente?

Seguindo este exemplo e considerando que seu trabalho, já esteja bom, muito bom, é possível melhorar? Claro que sim, se você não se preocupar com a melhoria contínua, em breve estará ultrapassado, qualquer mudança, inovação do seu concorrente já vai fazer com que você esteja exposto a um risco.

O primeiro ponto a pensar é: “quanto tempo você não muda nada? Não investe, inova, treina, contrata, etc…”. Poderia dizer que se tem 1(um) ano que tudo está da mesma forma, mesmo dando tudo certo aparentemente, corra, e mude logo! Porém para aumentar a preocupação, tratando da competitividade do momento, um ano sem mudanças e melhoria é muito, então , se tem 6 meses que está tudo igualzinho, reúna com sua equipe e  trate como prioridade, qual será sua próxima melhoria, e torne-se a melhoria continua um hábito para seu negócio.

Acredite nas pequenas melhorias que já podem fazer a diferença, mas também se atreva a grandes melhorias, e deixe o que já é bom, melhor ainda!

Publicado originalmente em http://www.dilmaresende.com.br/coluna-da-anna-prado-nada-e-tao-que-nao-possa-melhorar/


Fonte: Artigos Administradores / Nada é tão bom que não possa melhorar

Os comentários estão fechados.