Não há empresas sem problemas

Não há empresas sem problemas

O erro mais comum das pessoas é olhar o problema de modo superficial, esquecendo-se de onde o mesmo surgiu para que novos problemas não apareçam

A habilidade de resolução de problemas é uma das características que mais são valorizadas em um funcionário. Com certeza, em qualquer departamento de uma empresa, sempre nos deparamos com problemas e cabe a nós superá-los, pois com certeza isso servirá a nosso favor.

O erro mais comum das pessoas é olhar o problema de modo superficial, esquecendo-se de onde o mesmo surgiu, para assim evitar que novos problemas apareçam.

Na empresa em que trabalhava, houve um problema relacionado ao sistema.  Por eu usar muito tempo o sistema, sabia exatamente o que ocorria de errado com o mesmo.

Fui informada que estavam pagando processos de outros escritórios de advocacia e ninguém se mobilizou a encontrar a solução; sendo também que a equipe não poderia parar para a resolução do mesmo; recebíamos a devolução por e-mail dos casos que estavam errados.

Bem, primeiramente busquei nas devoluções algo que mostrasse alguma diferença, o método de comparação; incrivelmente pelo próprio sistema utilizado consegui encontrar algo que evidenciava o erro, fiz o teste e solucionei o problema, não haviam mais devoluções; e após conversei com minha supervisora que avisou a equipe e o problema foi totalmente resolvido.

1- Para resolver um problema devemos usar o método de investigação.

2- Analise a situação, entenda as provas e pergunte-se o porquê.

Você ficará surpreso com o que poderá encontrar.

Seja criativo, mais um exemplo que posso dar, é sobre uma janela quebrada. Trabalhei em uma empresa que havia problema em uma janela, quando chovia entrava água no departamento e deveríamos parar de trabalhar para afastar móveis e documentos da janela.

Era um problema que ninguém queria resolver e todos diziam que não havia solução.

Pensei em algo que pudesse resolver o problema.

O que fiz foi identificar inicialmente o problema: o problema era a janela quebrada.

Após entender o problema tentei solucioná-lo, o que posso fazer para não entrar água no departamento.

Vedar a janela. Como não havia orçamento para arrumá-la fiz o teste vedando com fita adesiva. E, por incrível que pareça, o problema foi solucionado, pelo menos até que a janela pudesse ser consertada.

Não existe problema sem solução, você só precisa tentar.


Fonte: Artigos Administradores / Não há empresas sem problemas

Os comentários estão fechados.