Não pague taxa de manutenção da conta corrente

Não pague taxa de manutenção da conta corrente

Ninguém quer pagar tarifas, mas saiba que é possível sim ter uma conta corrente sem taxa de manutenção

 Pouca gente sabe, mas é possível obter uma conta corrente sem taxa de manutenção, é a chamada conta de serviços essenciais.

 A conta de serviços essenciais é regulamentada pela Resolução 3.919 do Conselho Monetário Nacional, é ideal para quem faz poucas movimentações financeiras por mês e inclui uma lista de 10 serviços gratuitos que são básicos e mais do que úteis para muita gente.

 Os serviços essenciais são aqueles que não podem ser cobrados e são referentes à movimentação de depósitos à vista de conta corrente e de conta poupança.

 Na modalidade conta corrente de depósito à vista, há uma lista de serviços gratuitos, que compõem o pacote de serviços essenciais.

 Todos esses 10 serviços que são incluídos por mês, você encontra no artigo 2 da Resolução 3.919 do Conselho Monetário Nacional.

 Os serviços essenciais são aqueles referentes à movimentação de depósitos à vista de conta corrente e de conta poupança.

 São considerados essenciais alguns dos serviços das contas correntes e das contas poupanças que fazem parte das contas de depósito à vista, sobre os quais a regulamentação da Resolução 3.919 de 25 de Novembro de 2.010 proíbe que sejam cobradas tarifas bancárias pela sua respectiva prestação do serviço.

 O regulamento dessa resolução especifica a categorização das atividades bancárias que são agrupadas em: essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.

 No momento da abertura da conta corrente, os bancos não oferecem essa possibilidade, porque, afinal ninguém quer perder venda.

 Quem tem que descobrir essa possibilidade de ter uma conta corrente gratuita sem taxa de manutenção é o próprio correntista.

 Geralmente os bancos tentam dificultar o acesso à gratuidade dos serviços que não podem ser cobrados, mas as agências bancárias estão proibidas de cobrar taxa de manutenção da conta corrente dos correntistas que optarem pelo pacote de serviços essenciais.

 Por isso, o recomendável é que você analise os serviços bancários que você utiliza, para que você não escolha o pacote errado para a sua conta corrente, pois, o fato de ser cobrado pelo excesso que você não utilizará poderá gerar desperdícios.

 Após você conferir todos os 10 serviços básicos que são incluídos na lista de serviços essenciais e se forem suficientes para você, procure a sua agência bancária e mude o plano da sua conta corrente para serviços essenciais, pra que você tire a taxa de manutenção da sua conta bancária e elimine um custo desnecessário.

 Só não se esqueça de pedir uma cópia do contrato que comprove esse fato e guarde em um local de fácil acesso, porque, se o seu banco te cobrar a taxa de manutenção da sua conta bancária, você terá como provar que a cobrança foi retirada.

 Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário abaixo.


Fonte: Artigos Administradores / Não pague taxa de manutenção da conta corrente

Os comentários estão fechados.