Nasa anuncia descobertas sobre Plutão

Nasa anuncia descobertas sobre Plutão

A cor da neblina no planeta é predominantemente azul, mas suas partículas são vermelhas ou cinzas.

Depois de anunciar a existência de água em marte, a Nasa divulgou descobertas sobre Plutão feitas a partir da sonda espacial New Horizons. Primeiro, foi revelada a névoa de Plutão em imagens coloridas. A cor da neblina é predominantemente azul, mas suas partículas são vermelhas ou cinzas.

“Quem teria esperado um céu azul no Cinturão de Kuiper? É lindo”, disse Alan Stern, da missão New Horizons, pesquisador principal do Instituto Southwest Research (SwRI), em Boulder, no Colorado.

Segundo os cientistas, as partículas tholin são formadas em locais elevados da atmosfera, onde os raios ultravioleta se dispersam e ionizam o nitrogênio e as moléculas de metano, favorecendo uma reação umas entre elas que forma íons mais complexos e mais carregados negativamente e positivamente. Quando eles se recombinam, formam macromoléculas ainda mais complexas, um processo que foi observado pela primeira vez na alta atmosfera da lua Titã, de Saturno.

Então, as moléculas complexas se combinam e crescem até que se tornem pequenas partículas. Gases voláteis condensam e cobrem suas superfícies com gelo, antes que tenham tempo de cair da atmosfera para a superfície, onde adicionam a coloração vermelha de Plutão.


Fonte: Notícias Administradores / Nasa anuncia descobertas sobre Plutão

Os comentários estão fechados.